Carnaval é um dos feriados mais impactantes para a economia brasileira

Compartilhe esse artigo

Carnaval

O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar livre do estresse do trabalho e das responsabilidades do cotidiano. O período também é um dos mais impactantes do Brasil, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do País pelo resto do ano. O faturamento do período representa 3% do total gerado anualmente pela indústria de viagens e turismo.

Considerando que o evento atrai turistas de várias regiões brasileiras e também do exterior para aproveitarem as festas em grande (e geralmente caro) estilo, a previsão é de que, neste ano, as Folias de Momos – que acontecem de 9 a 13 de fevereiro – injetem R$ 11,14 bilhões na economia nacional e resultem em um fluxo total de 10,69 milhões de viajantes brasileiros e cerca de 400 mil turistas internacionais. As estimativas são do Ministério do Turismo.

Se as projeções se confirmarem, será um crescimento de 0,75% no número de turistas em relação ao Carnaval do ano passado. Além disso, o feriado representa entre 10% e 11% do faturamento anual de agências de turismo e grandes redes do cenário hoteleiro.

O Carnaval também é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais. Oferecendo 40% a mais em lucro de vendas do que no ano inteiro, o faturamento arrecadado no Carnaval dobra o valor dos negócios, agitando a economia e melhorando a condição financeira do País. As cidades mais procuradas para o Carnaval, segundo o Ministério, são o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Olinda. Juntas, elas representam 65% de toda a movimentação financeira no período: R$ 7,4 bilhões.

As vendas de pacotes de viagens tiveram uma elevação na ordem de 15% em relação ao mesmo período de 2017, de acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Além das cidades conhecidas pela folia, Foz do Iguaçu (PR) e os cruzeiros marítimos também registram maior procura no período.

Entre os visitantes estrangeiros, a maioria será proveniente de países como Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile, Uruguai, França e Alemanha. Como mostram os números, a cadeia produtiva de um Carnaval é um tanto complexa e envolve diferentes setores da economia. Até a hora em que a primeira escola de samba abre os desfiles na Marquês de Sapucaí, por exemplo, o Carnaval já influenciou a atividade industrial, o dia-a-dia das agremiações e atividades paralelas que sofrem efeitos indiretos da festa, como o setor de comidas e bebidas, turismo e o mercado fonográfico.

VEJA TAMBÉM:

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018 – AQUI 

 

http://allog.com.br/blog/container-voce-tambem-fica-com-duvida-quanto-a-grafia-da-palavra/

http://allog.com.br/blog/novidades/seguro-de-carga-internacional-7-perguntas-importantes/

http://allog.com.br/blog/por-que-contratar-um-agente-de-cargas-para-o-transporte-maritimo/

 

Carnaval

Mais artigos

fechamento da barra de Itajaí
Geral

Fechamento da barra de Itajaí e Navegantes: causas e efeitos

O que motiva o fechamento da barra de Itajaí e Navegantes e impede o complexo portuário a operar em épocas de chuvas intensas na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina? Ao longo das últimas décadas, essa, talvez, tenha se tornado umas das perguntas mais recorrentes dentro e fora do segmento portuário nacional. Jéssica

Blog

Allog lança e-book gratuito sobre Incoterms

A Allog, empresa de logística internacional com matriz em Itajaí (SC), acaba de lançar o e-book Incoterms. Desenvolvida pelo Departamento de Marketing da  companhia, a publicação traz conceitos e dicas para ajudar os profissionais  com conteúdo prático sobre Incoterms. Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Trata-se

Rolar para cima
Previous slide
Next slide