ALLOG BLOG

Informação, notícias e atualidades para
você ficar por dentro do seu mercado.

Assine e receba por email

Calendário Chinês 2019: os feriados que impactam no comércio exterior

10 de janeiro de 2019

O Calendário Chinês é tradicionalmente adotado por diversos países orientais. Lunissolar, ele leva em consideração não somente a posição do Sol, mas também as fases da Lua. Sendo a China o maior mercado parceiro das importações brasileiras, é preciso ficar atento às datas que afetam diretamente o comércio entre os dois países e quais são seus impactos.

A celebração do Ano Novo Chinês merece a maior atenção. No Calendário Chinês de 2019, ele é comemorado entre 4 e 10 de fevereiro de 2019, o ano novo é um feriado nacional na China que faz com que todo o comércio e a produção do país sejam paralisados. Além disso, o fluxo migratório nacional é bastante alto. Boa parte da população retorna à sua terra natal para as comemorações.

Em relação às mercadorias, as indústrias chinesas não costumam produzir apenas parte dos produtos antes do feriado para finalizar após. Ou seja, elas apenas aceitarão pedidos que possam ser realizados integralmente antes ou depois dessa data. Mesmo que o Ano Novo dure apenas uma semana, as empresas costumam prolongar para 15 dias o feriado. Isso ocasiona um delay grande para a produção das mercadorias, que podem demorar o dobro do tempo para serem enviadas.

As principais consequências do Calendário Chinês a serem consideradas pelos importadores são a reserva de espaço, tanto no modal aéreo quanto no marítimo. Ela é dificultada nas datas próximas ao feriado por conta da crescente demanda e o aumento no valor dos fretes após o feriado. Isso ocasiona pelo blank sailing dos armadores, que consiste no cancelamento de uma viagem de um navio para tornar a oferta de espaço muito menor que a demanda.

Para evitar atrasos, é preciso que o importador tenha pré-definido e confirmado todos os detalhes do embarque com seu fornecedor com, no mínimo, 3 semanas antes do início do feriado. Além disso, não é indicado que pedidos de grande porte sejam feitos após o início de dezembro. Não somente por conta da possibilidade de atraso, mas também para garantir a qualidade dos produtos, que podem ser feitos com bastante pressa pelas empresas para cumprir as datas de entrega.

Planejamento é a palavra-chave durante esse período do ano. E para que o restante de 2019 seja positivo para as importações vindas da China, seguem abaixo outros feriados do Calendário Chinês:

  • Ano novo, em 01 de janeiro, que pode se estender até dia 02
  • Tomb Sweeping (Qingming Festival), em 05 de abril de 2019
  • Dia do Trabalho, de 29 de abril a 01 de maio de 2019
  • Dragon Boat Festival, em 07 de junho de 2019
  • Mid-Autumn Festival, em 13 de setembro de 2019
  • Golden Week (National Holiday), de 01 a 07 de outubro de 2019

 

A título de curiosidade, listamos também outras datas comemorativas da China. Elas não caracterizam feriados nacionais, mas representam meio período de folga ao público a que se dirigem:

  • Dia Internacional da Mulher, em 08 de março de 2019
  • Dia da Juventude, em 04 de maio de 2019
  • Dia das Forças Armadas, em 1º de agosto de 2019

 

 

 

Veja também:

https://conteudo.allog.com.br/e-book-incoterms

Pesquisa

Veja Também

Fale com o comercial
  • SEGURANÇA E TECNOLOGIA ALIADAS A UMA INFRAESTRUTURA GLOBAL

  • AGILIDADE NAS INFORMAÇÕES E SENSO DE URGÊNCIA NO SERVIÇO

Trocar versão