ALLOG BLOG

Informação, notícias e atualidades para
você ficar por dentro do seu mercado.

Assine e receba por email

Semana Dourada na China: país para durante sete dias

28 de setembro de 2018

Duas vezes por ano, a China vê uma migração em massa dos seus cidadãos enquanto celebra a Semana Dourada. A primeira “semana de ouro” é o Ano Novo Chinês, comemorado em janeiro ou fevereiro. A segunda é o Dia Nacional Chinês, que começa em 1º de outubro. Conhecida por lá como Chinese National Day, esta data tão especial é celebrada com um feriado prolongado de sete dias: a Golden Week (Semana de Ouro), causando impactos no comércio exterior do país e afetando principalmente importadores.

A primeira Golden Week foi criada pelo governo chinês em outubro de 1999 para comemorar a fundação da República Popular da China com o objetivo de expandir o turismo doméstico, permitindo reuniões familiares de longa distância e melhorando o padrão de vida nacional. Normalmente, o feriado vai de 1º a 7 de outubro, mas no ano passado foi prorrogado por um dia, coincidindo com o Festival do Meio Outono. Já existiram tentativas de suspender as realizações das Golden Weeks por causa da interrupção dos negócios locais e internacionais do país, mas todas fracassaram.

A China tornou-se um país independente em 1949, mais precisamente no dia 21 de setembro de 1949, mas a grande cerimônia só aconteceu no dia 1º de outubro do mesmo ano, na gigantesca Tiananmen Square, em Beijing. Desde 2011, é colocado um enorme vaso com flores artificiais no centro da praça com o tema “Boa Sorte”. O vaso de 2017, por exemplo, teve 17 metros de altura e 50 metros de diâmetro.

Durante os sete dias da Golden Week, empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham as portas, os trabalhadores tiram folga e as crianças não têm aulas nas escolas. Para se ter uma ideia, um total de 12,95 milhões de passageiros viajou em companhias aéreas chinesas durante a Semana Dourada de 2017, um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2016.

Para serviços marítimos e aéreos, a lógica da suspensão das atividades é a mesma. Os serviços marítimos da Ásia para a costa brasileira sofrerão Blank Sailing (omissão de saída da origem) na semana 40. Já no modal aéreo toda a operação será paralisada, mas as cargas já liberadas embarcam conforme programação.

Veja o que representa a Golden Week em números

Fonte: WSJ, vídeo de 2015. 

Pesquisa

Veja Também

Fale com o comercial
  • SEGURANÇA E TECNOLOGIA ALIADAS A UMA INFRAESTRUTURA GLOBAL

  • AGILIDADE NAS INFORMAÇÕES E SENSO DE URGÊNCIA NO SERVIÇO

Trocar versão