Semana Dourada na China: país para durante sete dias

Compartilhe esse artigo

Duas vezes por ano, a China vê uma migração em massa dos seus cidadãos enquanto celebra a Semana Dourada (Golden Week). A primeira “semana de ouro” é o Ano Novo Chinês, comemorado em janeiro ou fevereiro. A segunda é o Dia Nacional Chinês, que começa em 1º de outubro. Conhecida por lá como Chinese National Day, esta data tão especial é celebrada com um feriado prolongado de sete dias: a Golden Week (Semana de Ouro), causando impactos no comércio exterior do país e afetando principalmente importadores.

A primeira Golden Week foi criada pelo governo chinês em outubro de 1999 para comemorar a fundação da República Popular da China com o objetivo de expandir o turismo doméstico, permitindo reuniões familiares de longa distância e melhorando o padrão de vida nacional. Normalmente, o feriado vai de 1º a 7 de outubro, mas no ano passado foi prorrogado por um dia, coincidindo com o Festival do Meio Outono. Já existiram tentativas de suspender as realizações das Golden Weeks por causa da interrupção dos negócios locais e internacionais do país, mas todas fracassaram.

semana dourada na china

A China tornou-se um país independente em 1949, mais precisamente no dia 21 de setembro de 1949, mas a grande cerimônia só aconteceu no dia 1º de outubro do mesmo ano, na gigantesca Tiananmen Square, em Beijing. Desde 2011, é colocado um enorme vaso com flores artificiais no centro da praça com o tema “Boa Sorte”. O vaso de 2017, por exemplo, teve 17 metros de altura e 50 metros de diâmetro.

semana dourada na china

Durante os sete dias da Golden Week, empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham as portas, os trabalhadores tiram folga e as crianças não têm aulas nas escolas. Para se ter uma ideia, um total de 12,95 milhões de passageiros viajou em companhias aéreas chinesas durante a Semana Dourada de 2017, um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2016.

Para serviços marítimos e aéreos, a lógica da suspensão das atividades é a mesma. Os serviços marítimos da Ásia para a costa brasileira sofrerão Blank Sailing (omissão de saída da origem) na semana 40. Já no modal aéreo toda a operação será paralisada, mas as cargas já liberadas embarcam conforme programação.

Conheça os feriados chineses que afetam o Comércio Exterior aqui.

Veja o que representa a Golden Week em números

Fonte: WSJ, vídeo de 2015. 

 

Semana Dourada

Mais artigos

Blog

Allog faz doação de máscaras faciais para pescadores de Itajaí

Pescadores de Itajaí acabam de receber doação de máscaras faciais para proteção contra a transmissão do coronavírus (Covid 19). Ao todo, foram 1 mil máscaras doadas pela Allog, empresa especializada em logística internacional, com matriz em Itajaí. Cada pescador recebeu duas unidades de tecido, lavável e reutilizável. A partir de agora, estão mais protegidos para

Blog

Allog é certificada com 10 categorias do Selo Social 2018

A  Allog International Transport recebeu na noite de quarta-feira, 28, o certificado do Selo Social 2018 promovido pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (Serit), em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Sócio Ambiental da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Neste ano, 680 projetos de 85 empresas se inscreveram para a certificação. O certificado foi

Rolar para cima
Previous slide
Next slide