ALLOG BLOG

Informação, notícias e atualidades para
você ficar por dentro do seu mercado.

Assine e receba por email

Variação cambial no comércio exterior

05 de junho de 2017
Você sabe o que é variação cambial?

Segundo o Banco Central, câmbio é a troca de moedas entre países diferentes. Em geral, qualquer operação que envolve transação financeira, tanto no Brasil como no exterior, é entendida como câmbio financeiro, como transferências, pagamentos e recebimentos. De acordo com o Infomoney, o fato de a maioria dos países do mundo ter uma moeda própria torna necessárias as operações de câmbio para a realização de transações de comércio exterior.

O dólar americano tem sido usado como a principal referência para a maioria das transações internacionais. A moeda americana aparece em três versões — comercial, turismo e paralelo —, cada uma delas atua em um mercado diferente e possui valores e usos específicos.

O dólar comercial é a cotação utilizada em transações comerciais no exterior, importação ou exportação por pessoa jurídica.

imagem_destaque_variação cambial

Diariamente, o Banco Central divulga as taxas médias praticadas no mercado interbancário, conhecida por taxa PTAX, que serve como referência e não como taxa obrigatória. Em 2016, de acordo com o Banco Central, a PTAX chegou a fechar em R$ 4,1558, o maior valor desde a criação do Real em 1994.

Como as negociações do comércio exterior são realizadas em moeda estrangeira e percebendo a instabilidade do mercado aliado às grandes variações cambiais, a ALLOG adotou como procedimento o recebimento dos comprovantes de pagamentos até às 13h30 no e-mail financeiro@allog.com.br. Recebendo o comprovante dentro deste horário, há tempo hábil para efetuar pagamentos aos fornecedores e garantir todo procedimento de liberação de carga, como entrega e retirada de toda documentação necessária.

Quando o setor financeiro não recebe o comprovante no horário adotado, não consegue identificar o pagamento e acelerar a continuação do processo ficando o cliente exposto a variação cambial do dia seguinte. A ALLOG trabalha com agente mundial exclusivo, onde centraliza os pagamentos, garantindo melhor taxa e maior eficácia nos controles dos processos.

A empresa visa não apenas assegurar os valores, mas também garantir agilidade e eficiência na continuidade do procedimento para que os clientes sejam atendidos com excelência e qualidade. Além disso, todas as manhãs, a partir das 10h30, a Allog disponibiliza em seu site as taxas do dólar e do Euro para facilitar o atendimento ao cliente.

login2Artigo produzido por:
Kelly Cristina, Analista Financeira na Allog.

Pesquisa

Veja Também

Fale com o comercial
  • SEGURANÇA E TECNOLOGIA ALIADAS A UMA INFRAESTRUTURA GLOBAL

  • AGILIDADE NAS INFORMAÇÕES E SENSO DE URGÊNCIA NO SERVIÇO

Trocar versão