Agente de cargas – Por que contratar?

Compartilhe esse artigo

Você sabe exatamente qual é o papel do agente de cargas na logística internacional? Por mais que ferramentas online, softwares e novos marcos da tecnologia possam tornar a logística algo cada vez mais dinâmico. Transportar uma carga entre continentes exige experiência, conhecimento e contatos nacionais e internacionais.

Frete aéreo

Para imprimir inteligência a esse negócio, o ideal é contratar um agente de cargas (freight forwarder).

Empresa ou profissional que tem todas as condições de alocar sua carga – tanto em termos de serviço como de valores – poder de negociação e atendimento customizado para cada cliente. O agente de cargas está apto a fornecer todo o follow-up da carga de forma mais efetiva, assim coordenando desde a coleta na fábrica até a entrega no destino. E para isso, utilizando vários fornecedores para efetivar tal movimentação.

Os serviços oferecidos aos importadores e exportadores portanto, compreendem a contratação de frete internacional e nacional junto às agências marítimas, companhias aéreas e demais transportadores. Do mesmo modo, outros serviços envolvidos no transporte marítimo também são prestados pelos agentes de carga. Coordenação, consolidação e desconsolidação de cargas; armazenagem e distribuição de mercadoria; assessoria nas questões aduaneiras e fiscais; contratação de seguro; coleta e serviços logísticos.

A maior responsabilidade deste profissional, no entanto, é buscar soluções logísticas dentro do mercado. Como por exemplo, ter mais de uma opção de embarque para movimentar a carga quando o cliente precisa.

Dessa forma, quando utiliza o serviço do agente de carga, o cliente busca aperfeiçoar sua operação e evitar que problemas aconteçam.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental ter uma equipe qualificada e motivada para que o serviço oferecido seja satisfatório.A quali dade da mão de obra permite ao agente de carga desenvolver o seu trabalho com segurança. Gerir informações assertivas com velocidade e trazer um serviço customizado para aumentar a competitividade dos clientes no mercado.

Frete aéreo
Artigo produzido por:
Carlos Alexandre Souza, Coordenador Comercial  da Allog.

Frete aéreo

Mais artigos

Blog

Internacionalização da empresa: os primeiros passos para exportar

A decisão de buscar a internacionalização da empresa e passar a vender ao mercado externo exige planejamento e assessoria especializada. Exportar pode aumentar o faturamento do negócio e reduzir a dependência do mercado interno em tempos de crise. Primeiro, no entanto, é preciso entender se a empresa está pronta para o desafio. Além de identificar

Blog

Fazer o que se gosta ou gostar do que se faz?

Muitos gurus afirmam que a pessoa só é feliz quando faz aquilo gosta. Uma das maiores fontes de infelicidade está em não fazer o que se gostaria de fazer. É claro que fazer o que gosta é o ideal de todos nós. Porém, esse ideal nem sempre é atingível. Francisco Dalsenter, coach positivo, palestrante na

Rolar para cima
Previous slide
Next slide