Aumentam as exportações brasileiras de cerâmica

Compartilhe esse artigo

As exportações brasileiras de cerâmica já atingiram 111 países, totalizando 94,3 milhões de metros quadros em 2017. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas pra Revestimentos, Louças Sanitárias e  Congêneres (Anface), o Brasil é um dos principais players do mercado mundial. Ocupa a segunda posição em produção e consumo de revestimentos de cerâmica, além de ser o sétimo na escala de exportação. Os maiores compradores são os atacados e distribuidores especializados em revestimentos e granito.

Em 2016, foram produzidos 792 milhões de metros quadrados para uma capacidade instalada de 1.048 milhões de metros quadrados. As vendas totais atingiram 800,3 milhões de metros quadrados, dos quais 706 milhões de metros quadrados foram vendidos no mercado interno e 94,3 milhões de metros quadrados exportados.

As exportações brasileiras de cerâmica têm como principais destinos a América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe. De acordo com Gabriel Heglert, executivo de vendas da Allog International Transport, agência de carga com know how na movimentação marítima deste tipo de produto, o crescimento das vendas no mercado externo está sendo impulsionado principalmente pela cotação do dólar em relação ao real e uma ligeira retração no mercado interno. “A Allog tem experiência na operação de cerâmica, tanto na exportação como na importação”, pontua Gabriel.

Por conta deste bom desempenho do setor, a estimativa da Anface é de que para cada lote de quatro caixas de cerâmica exportada uma caixa seja importada. A cerâmica brasileira exportada para o mercado externo é produzida, principalmente, em Santa Catarina – região da Grande Florianópolis e Sul do Estado -, Nordeste, e o pólo cerâmico de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, formado pelos municípios de Santa Gertrudes, Rio Claro, Cordeirópolis, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira e Piracicaba, que abriga 85% de toda a produção paulista de revestimentos cerâmicos.

Individualmente, os Estados Unidos lideram as importações brasileiras de revestimentos cerâmicos exportados pela Allog de uma lista de países onde também se destacam Chile, Reino Unido, Colômbia, Alemanha, República Dominicana, Panamá, Honduras, Argentina e Austrália.

 

Veja também:

SEGURO: PERDA OU INVESTIMENTO?

VOCÊ CONTROLA O VGM DE SEUS CONTÊINERES?

FALTA DE ESPAÇO NO TRANSPORTE MARÍTIMO: HORA DE REVER O PLANEJAMENTO!

cerâmica

Mais artigos

Notícias do Mercado

Madeira bruta lidera ranking das exportações brasileiras do segmento

A madeira bruta aparece em primeiro lugar no ranking das exportações brasileiras do setor florestal nos seis primeiros meses de 2017, com alta de 37,8%  em tonelagem na comparação com o mesmo período do ano passado conforme relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A lista conta ainda com madeira laminada, que

Blog

Crescimento do frete aéreo: demanda gera pico no volume de cargas

A alta demanda por produtos e insumos originários do mercado asiático às vésperas do final de ano e o congestionamento do transporte marítimo ao redor do mundo gera uma reação incomum: o crescimento do frete aéreo acima da média do transporte aéreo como alternativa para movimentar produtos de alto valor agregado. Com as viagens e

Rolar para cima
Previous slide
Next slide