ALLOG BLOG

Informação, notícias e atualidades para
você ficar por dentro do seu mercado.

Assine e receba por email

Adolescentes aprendem inglês e noções de logística em programa especial da Allog e Instituto Crescer

03 de setembro de 2021

Onde você quer estar daqui a 15 ou 20 anos? Quais os sonhos que você tem para o futuro? As perguntas proferidas por Rodrigo Hauck, diretor de Operações da Allog International Transport, soaram como provocação positiva para adolescentes de 14 a 18 anos que participam do Capacitar Allog, inserido no programa Jovem Aprendiz do Instituto Crescer, em Itajaí.

O profissional foi o convidado especial de uma das aulas para 40 estudantes do programa com foco em idiomas e noções básicas de logística internacional. Hauck falou sobre a importância de traçar metas e objetivos, além do preparo para se tornar um profissional engajado e comprometido no mercado de trabalho.

Capacitar Allog

Logística e Comércio Exterior também fizeram parte do bate-papo entre os jovens e o executivo da Allog. O diretor de operações falou sobre a rotina dos profissionais que atuam em uma empresa de agenciamento de carga internacional. Também relatou sobre as diferenças entre frete marítimo, aéreo e rodoviário; e os principais produtos movimentados pelo Brasil.

FOCO EM IDIOMAS E LOGÍSTICA

O encontro aconteceu com as turmas matutina e vespertina do Jovem Aprendiz, na Sala Allog da Univali. Lançado em julho, o Capacitar Allog tem foco no jovem em vulnerabilidade social para o aprendizado da Língua Inglesa – em parceria com a Escola de Idiomas da Univali – e noções de Logística Internacional. Segundo a psicóloga e coordenadora do projeto Jovem Aprendiz do Instituto Crescer, Giovana Cristina Rocha, os adolescentes têm aulas sobre Relações Interpessoais, Ética e Cidadania, e Mundo do Trabalho. “Com o curso concluído, eles são encaminhados para empresas parceiras do projeto com vagas para jovens aprendizes. Nosso propósito é prepará-los adequadamente para o início da carreira”, explica Giovana.

Capacitar Allog

Segundo Luciana Adamis Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Allog, a ideia do projeto Capacitar Allog nasceu há 3 anos, quando a diretoria da empresa manifestou a vontade de colaborar com um projeto social que preparasse jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho, especialmente com foco da Língua Inglesa e em noções de logística internacional. “Quando nos unimos ao Instituto Crescer, o sonho se materializou. Contamos com a expertise dos profissionais da instituição para desenvolver um programa sob medida com o propósito que tínhamos em mente”, explica.

SONHOS E METAS

Pedro Simas Neto, de 16 anos, é estudante do 1º ano da Escola Professor Henrique da Silva Fontes, em Itajaí, e frequenta o Capacitar Allog no contraturno escolar. Para ele, o programa surgiu como uma oportunidade de se preparar para, um dia, realizar o sonho de trabalhar no porto e de morar no Canadá. “Gosto da maneira amigável como o país trata os imigrantes”, explica o jovem, ao justificar a escolha. Em um mês de aulas, Pedro já sente diferença no desenvolvimento pessoal e na visão sobre o mercado de trabalho.Capacitar Allog

Já a estudante do 8º ano Bárbara Natália Dambros da Rosa, de 14 anos, conta que gosta das aulas de inglês e de Ética e Cidadania, que têm trazido conhecimentos sobre postura pessoal e profissional. “Temos consciência que estas aulas serão importantíssimas para o nosso futuro”, cita.

Capacitar Allog

Jovens que desejam se inscrever ou buscar mais informações sobre o programa podem enviar email para luciana.oliveira@allog.com.br

LEIA TAMBÉM: Revista em quadrinhos apresenta logística para crianças.

Capacitar Allog

Trocar versão