ALLOG BLOG

Informação, notícias e atualidades para
você ficar por dentro do seu mercado.

Assine e receba por email

Procura por energia solar cresceu 70% no Brasil

24 de fevereiro de 2021

O uso de energia solar no país aumentou 70% no ano passado e movimentou mais de R$ 13 bilhões. A expectativa é ainda melhor para 2021. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a previsão é de que os investimentos no setor superem R$ 21 bilhões ao longo deste ano.

Um dos motivos para ter a própria fonte de energia solar é a tentativa de diminuição no custo da conta de luz. Este movimento positivo do mercado também faz crescer a expectativa da importação de módulos fotovoltaicos para o Brasil.

Clarissa Borba, analista de produto da Allog, diz que a projeção é crescer na movimentação de módulos nos próximos anos. Isso considerando, principalmente, os grandes projetos do setor de energia solar no Brasil que foram retomados no final de 2020.

energia solar

“A popularização da instalação doméstica também é um fator importante. Ela ganhou força com a facilitação da compra e instalação do sistema através da iniciativa pública e privada, que passaram a oferecer financiamentos a juros baixos”, destaca Clarissa.

No ano passado, o governo brasileiro zerou o imposto de importação para parte dos equipamentos de energia solar. Isso também deve impulsionar ainda mais o mercado no país.

Logística de mercado

Conforme a profissional da Allog, a logística para a movimentação de painéis de energia solar não difere muito das cargas regulares. Em especial, no que se refere às liberações aduaneiras. Para evitar possíveis avarias, uma atenção especial na amarração das caixas e pallets no momento da estufagem é fundamental.

CONFIRA E BAIXE AGORA: Dicionário do Comex, com termos e palavras específicas do mercado de Comércio Exterior.

Por se tratar de uma carga com alto valor agregado, alguns importadores e seguradoras orientam fazer o transporte do porto até o armazém com o acompanhamento de segurança especializada (batedores). Conhecer o histórico do exportador no momento de fechar o contrato também é muito importante para quem entra no segmento.

Assessoria especializada

A Allog está preparada para atender o crescimento da demanda do mercado de painéis para energia solar. A companhia foi um dos primeiros agentes de carga do Brasil a trabalhar no relacionamento com os principais exportadores deste segmento na Ásia.

A empresa conta também com uma equipe especializada para tratar de negociação de frete e alocação nos navios dedicada para este tipo de carga. “Além disso, atendemos grandes projetos de longa duração para a construção de fazendas de energia solar. Também somos responsáveis pelo abastecimento de equipamentos para os líderes do segmento no Brasil”, completa Clarissa.

Trocar versão