Exportação de barcos brasileiros impulsiona vendas de estaleiros de SC

Compartilhe esse artigo

A exportação de barcos brasileiros, principalmente aos Estados Unidos, impulsiona as vendas dos estaleiros de Santa Catarina. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) as vendas externas catarinenses de plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes apresentaram alta de 97,2% de janeiro a agosto de 2021, na comparação com igual período do ano passado, com um faturamento de US$ 19,6 milhões em valores (FOB).

exportação de barcos brasileiros_

O Gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, Carlos Souza, avalia que a alta do dólar frente ao real está entre os principais fatores do crescimento da exportação de barcos brasileiros. “Nossos estaleiros sempre foram referência internacional na venda de embarcações de passeio, pois unem uma boa qualidade e um custo atrativo aos olhos do mercado externo”, acrescenta.

O aumento das vendas na pandemia fez com que o produto brasileiro ficasse mais conhecido lá fora. “E, provavelmente, o reflexo será a continuidade da movimentação desse tipo de carga nos próximos anos”, observa o especialista da Allog.

DOIS BARCOS EM UM NAVIO

De modo a otimizar a logística operacional, a Allog acaba de movimentar duas embarcações, uma de 60 e outra de 66 pés, em um único “flatbed” a bordo de um navio full container. O embarque foi no Porto Itapoá, no litoral Norte de Santa Catarina, com destino a Port Everglades, na Flórida, Estados Unidos, e levará aproximadamente 28 dias para chegar ao seu destino.

exportação de barcos brasileiros

Carlos destaca que a divisão de Cargas Projeto da Allog pretende ampliar a visão logística, buscando alternativas que possam atender as necessidades do cliente, unindo eficiência e segurança na movimentação deste tipo de carga.

>>> LEIA TAMBÉM: Exportação de iates para o mercado internacional segue tendência de alta.

A operação de barcos com mais de 60 pés não chega a ser uma novidade para a Allog, embora as principais movimentações são de embarcações com tamanhos que variam de 30 a 40 pés. “Os barcos a partir de 50 pés são menos frequentes e exigem uma logística mais complexa, demandando um planejamento logístico muito bem alinhado”, completa.

exportação de barcos brasileiros

Quer saber mais sobre a exportação de barcos para os Estados Unidos e outros países?

exportação de barcos brasileiros

Mais artigos

Blog

Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura

Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura O Complexo Portuário de Itajaí vem passando por um período favorável quanto a sua movimentação de cargas e diversas ações estruturantes estão sendo apresentadas e divulgadas ao público, que vão desde: Readequação do acesso aquaviário do complexo (nova Bacia de Evolução e Reforço do Molhe Norte),que visam

Blog

Procura por energias alternativas movimenta exportações de pellets no Brasil

A diversificação que permitiu ao Brasil despontar como maior exportador mundial de uma variedade de produtos agrícolas também ajuda a Allog International Transport a apostar na movimentação de pellets de madeira para América do Norte e Europa. A carga começou a ser movimentada pela empresa em setembro do ano passado. Como é considerado um produto

Rolar para cima
Previous slide
Next slide