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Logística Integrada: entenda os diferentes passos no Comércio Exterior

08 de julho de 2019

Como melhor lidar com soluções de logística integrada? Nos últimos anos, as relações entre empresas e clientes sofreram grandes transformações. E essas mudanças têm acontecido de maneira cada vez mais veloz, tendo como fio condutor a busca dos consumidores não mais apenas por qualidade e bons preços, mas também por experiências gratificantes. E é desta forma que surge a noção de Logística Integrada.

Logística Integrada

Como o próprio nome revela, Logística Integrada é a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Isso é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades. Um setor específico fica responsável por planejar, implementar e controlar os passos, tornando, desse modo, mais simples e ágeis os ajustes, em caso de falha.

Profissional estratégico

A logística integrada estimula a ligação de processos em várias áreas que fazem parte da empresa. Isso inclui os processos de fornecimento de matérias-primas, insumos e a distribuição do produto, ampliando a visão sobre os processos com o objetivo de satisfazer o consumidor. Agir e comunicar os diferentes setores internos não é nenhuma novidade para uma empresa. Precisar ser tarefa básica de sobrevivência de mercado.

No entanto, a logística integrada tem como essência ampliar a visão dos processos produtivos até o cliente final. Com isso, a responsabilidade do profissional de logística foi ampliada. Antes, sua função era relacionada a questões puramente operacionais. Atualmente, este profissional é muito mais estratégico, necessitando de uma gama de conhecimentos de diferentes setores.

Transporte & Logística

O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos, tem papel fundamental no desempenho do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas. Em alguns casos, pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia. É o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.

Os cincos modais de transporte básicos são o ferroviário, o rodoviário, o aquaviário, o dutoviário e o aéreo. A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos da quilometragem do sistema, volume de tráfego, receita e natureza da composição do tráfego.

Serviço ao Cliente

O Serviço ao Cliente é um componente fundamental da Logística Integrada. O impacto do transporte no Serviço ao Cliente é um dos mais significativos e as principais exigências do mercado geralmente estão ligadas à pontualidade do serviço (além do próprio tempo de viagem), à capacidade de prover um serviço porta-a-porta; à flexibilidade, no que diz respeito ao manuseio de uma grande variedade de produtos; ao gerenciamento dos riscos associados a roubos, danos e avarias; e à capacidade do transportador oferecer mais que um serviço básico de transporte, tornando-se capaz de executar outras funções logísticas.

As repostas para cada uma destas exigências estão vinculadas ao desempenho e às características de cada modal de transporte. Isso tanto no que diz respeito às dimensões estruturais, quanto à estrutura de custos.

Principais áreas da Logística Integrada

1) Logística Inbound

Está relacionada à gestão de compras, correspondendo ao conjunto de operações de compra de insumos e matérias-primas. Isso inclui a negociação, compra, transporte, armazenamento e controle de qualidade. Ou seja, toda a comunicação entre a empresa e o fornecedor. A Logística Inbound está ligada diretamente à redução de custos para manter um bom relacionamento com fornecedores, parceiros e outros envolvidos na administração de materiais.

2) Logística Outbound

Uma vez que os bens físicos são produzidos, eles precisam chegar até o consumidor final. A forma como isto é feito deve ser eficiente nos custos e satisfazer as expectativas em relação aos serviços e produtos oferecidos. Este é o fim do processo e deve garantir a qualidade, agilidade, preço e satisfação do mercado.

Empresas de logística internacional como a Allog podem ajudar na etapa Outbound. Uma equipe especializada de profissionais com larga experiência no mercado de Comércio Exterior contribui com a gestão dos custos. Estes profissionais levam em conta uma série de informações para definir os melhores modais, rotas e transit time de cada carga.

3) Logística Industrial

Compreende os processos de planejamento e gestão da movimentação dos materiais e insumos usados na linha de produção. Tem o objetivo de garantir o funcionamento eficiente de cada etapa do processo produtivo. De preferência, sem gargalos ou ociosidades.

Efetividade da Logística Integrada

Ganhar agilidade em diferentes processos da logística significa ter controle no fluxo logístico. Isto é, coordenar todas as atividades dos setores da empresa de forma otimizada, desde a origem da matéria-prima até o transporte e distribuição do produto ao consumidor final. Com esse gerenciamento, o foco em otimização deixa de estar apenas nos processos logísticos para melhorar os resultados de todas as etapas da cadeia de produção e distribuição.

Ao utilizar melhores estratégias logísticas e diminuir custos, especialmente os operacionais, é possível ampliar a lucratividade. Com a ajuda das tecnologias e de uma equipe especializada, o trabalho das diferentes áreas envolvidas com a logística é melhorado. Desta forma, cada uma das funções é exercida de forma articulada para disponibilizar resultados positivos para o caixa do negócio.

A Logística Integrada também viabiliza que sejam proporcionados preços mais atrativos ao consumidor final. Isso porque são reduzidos os custos totais. Isso acontece, conforme aumentam a produtividade e a eficiência na realização dos processos.

Comunicação estratégica

A comunicação estratégica, entre todas as etapas da Logística Integrada, facilita significativamente a tomada de decisão. Isso porque mais pessoas acabam se envolvendo, poupando tempo e melhorando a qualidade das decisões.  Além disso, toda essa integração permite uma maior previsibilidade de todas as etapas. Isso torna possível a adaptação rápida a demandas repentinas de trabalho. Em outras palavras, todos esses fatores contribuem para que os processos sigam um fluxo contínuo, evitando interrupções por falta de sincronia.

Outro benefício da Logística Integrada é a diminuição dos riscos comuns aos processos de controle, movimentação, armazenamento e distribuição de mercadorias. A partir de uma lógica de interação, desde a produção até a entrega ao consumidor final, é a Logística Integrada que negocia o transporte, controla a qualidade e gerencia o armazenamento. Também é ela que busca reduzir custos, estabelecer boas relações com os parceiros e conferir agilidade à produção e movimentação de materiais.

Como a Allog pode ajudar na logística integrada

A plataforma de logística integrada da Allog é construída por uma equipe profissional altamente treinada e focada em eficiência. Tudo conforme a necessidade de cada segmento do mercado. Com um único contato, os clientes Allog podem acionar toda a cadeia logística para atendimento door to door.

Utilizando estruturas próprias de gerenciamento, desembaraço, armazenagem e parceiros no transporte marítimo, aéreo e rodoviário, os clientes da empresa têm acesso ao que há de mais moderno no mercado em termos de tracking, follow up e relatórios informativos, gerenciais e de KPI’S – indicador de performance – todos on time.

Soma-se a tudo isso aos ganhos operacionais que os clientes Allog possuem utilizando todos os passos da cadeia logística integrada. Isso inclui contato com apenas uma empresa; uma única ferramenta de acompanhamento de todos os processos, ponta a ponta; e receber apenas um único faturamento com todas as despesas do processo consolidadas.

O cliente também poderá contar com  resolução de problemas de forma muito mais ágil, pois despachante e agente de cargas são exatamente a mesma empresa. Também fará reunião de KPI com apenas um contato, empresa, onde todas as etapas dos processos são medidas e apresentadas de acordo com SLA e SOP previamente estabelecidos, além de contar com analista sênior dedicado a administrar, intervir e solucionar qualquer tipo de ocorrência, seja no agenciamento, armazenagem, transporte rodoviário ou desembaraço.

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