Mês da Criança: 5 dicas práticas para desconectar e reconectar aos filhos

Compartilhe esse artigo

Sabe aquela cena da família reunida no almoço de domingo, mas cada um ligado aos seu próprio telefone, tablet e game portátil? Pais e filhos têm estado juntos e separados ao mesmo tempo, ainda que sentados na mesma mesa. Não há nada de errado com o acesso à tecnologia, muito pelo contrário. Ela só não pode substituir todos os momentos físicos em família ou com amigos, ainda mais quando o assunto é o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Mas, como resgatar o vínculo entre pais e filhos, avós e netos, primos com primos? O Mês da Criança pode ser um excelente ponto para resignificar relações e brincadeiras. Para a psicóloga e coach de mães Ana Paula Petry, é fundamental deixar um pouco os eletrônicos e priorizar a qualidade do tempo juntos. “Eles precisam de nós e do nosso tempo, do olho no olho. Cada vez mais as crianças estão perdendo habilidades sociais pelo excesso de tempo com tecnologia e internet. E se os nossos filhos vão seguir nossos exemplos e não nosso discurso, então vale a reflexão: seu filho não larga o celular, mas você larga?”, observa a psicóloga.

https://www.allog.com.br/contato/

 

Para começar a mudar alguns hábitos, Ana Petry selecionou 5 dicas práticas para desconectar das telinhas e reconectar aos filhos:

1) Vamos caminhar ao ar livre?

Pode ser uma vez por semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês. A dica é pais e filhos largarem os eletrônicos e escolherem um passeio juntos, nem que seja uma caminhada para explorar a natureza. O importante é ter o contato e aproveitar o caminho para interagirem.

2) Pelo menos uma refeição ao dia em família

Mesmo que o dia a dia seja corrido para todos, Ana Paula Petry sugere que pelo menos uma refeição por dia seja feita em família, com os eletrônicos e televisões desligados para que todos possam conversar e interagir.

3) Promover momento da leitura/contação de histórias

 

O momento da leitura costuma ser um dos mais prazerosos para pais e filhos. Antes de dormir, deite com eles na cama e conte uma história (ou acompanhe a leitura deles, caso já saibam ler). “Assim que terminar, conversem sobre o que entenderam do livro, identifiquem semelhanças e significados”, sugere a coach de mães.

4) Ensine jogos e brincadeiras de antigamente

As crianças adoram saber como foi a infância dos pais e avós, do que brincavam e como era o cotidiano na escola. Aproveite esta curiosidade natural para ensinar jogos e brincadeiras de antigamente, reforçando vínculos e histórias.

5) Ouça seu filho

Escute verdadeiramente o que seu filho tem a dizer, sente, olhe nos olhos, preferencialmente estando à sua altura. Dialogue, dentro da faixa etária de cada criança ou adolescente, sem esquecer do contato físico. Abraços e beijos são mais do que bem-vindos e nunca esqueça de dizer o quanto os ama.

BAIXE SEU LIVRO DIGITAL!

pais e filhos

Mais artigos

Transporte aéreo internacional
Ações

Transporte aéreo internacional vai movimentar US$ 6,2 trilhões em 2018

Um total de US$ 6,2 trilhões em cargas serão transportados, em valor de mercadorias, por aviões até o final de 2018 no mundo. Somente no Brasil, o setor aéreo gera nada menos que 1,1 milhão de empregos, envolvendo 128 aeroportos em todos os estados do país. Dados como este foram trazidos pelo gerente comercial da

Torcedor Allog 2022

Por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro?

Você sabe por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro? Originalmente realizada durante o inverno no hemisfério sul e no verão no hemisfério norte, a Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez, na primavera no Sul e no outono no Norte do globo terrestre. A razão por trás da mudança

Rolar para cima
Previous slide
Next slide