Proximidade do Natal aumenta importações da China

Compartilhe esse artigo

Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importações da China de produtos para o Natal. O desejo de montar uma decoração bonita, seja para receber convidados ou curtir o clima da época, também rende dividendos à atividade econômica no período. As importações vão desde brinquedos, produtos para lojas de R$ 1,99 e pinheiros artificiais, até itens que podem ser aproveitados ao longo do ano.

Os chineses são os maiores exportadores dos enfeites de Natal que chegam ao Brasil. As importações da China costumam atingir seu auge nos meses de agosto e setembro, quando desembarcam até 60% dos enfeites de Natal daquele país. Entre os itens de presentes importados da China pelo agente de cargas Allog International Transport em 2017 estão os eletroportáteis, com um crescimento de 104% no período de maio a agosto na comparação com janeiro a abril.

importações da China

 “Sabe-se que em anos economicamente aquecidos é possível registrar um fluxo alto de importações até a primeira quinzena de outubro, último período para embarque das cargas destinadas ao Natal”, destaca Maiara Cordova, coordenadora de produto de importação marítima da Alllog, empresa agente de cargas. Em 2016, o volume importado de janeiro a abril, segundo a Antaq, teve média mensal de 2,3 milhões de toneladas. Já no peak season – período que reflete o aumento de importação vinda da Ásia – a média mensal foi de 2,6 milhões de toneladas, chegando ao pico de 2,8 milhões de toneladas. A alta é de 22,5% em relação à média mensal dos quatro primeiros meses do ano.

ENTENDA COMO O PEAK SEASON AFETA IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES

Outro segmento do comércio que registra ganhos no período de Natal é o de iluminação e elétrica. As lojas do ramo investem na importação dos famosos pisca-piscas e em enfeites movidos à eletricidade. Algumas compram também guirlandas, árvores e bonecos, na tentativa de aproveitar o movimento maior trazido pelo período.

Faça download gratuíto do eBook Peak Season aqui e saiba mais sobre esse assunto.

importações da China

Mais artigos

Blog

Floripa Airport: Terminal de Cargas é o mais eficiente de Santa Catarina

Com capacidade para movimentar 1 mil toneladas/mês, o Floripa Airport Cargo – Terminal de Cargas (Teca) é considerado o mais bem equipado de Santa Catarina. Nele, 65% das cargas são liberadas e entregues em até 24 horas. A estrutura tem 6.500 metros quadrados alfandegados e habilitação junto aos órgãos anuentes como Receita Federal, Ministério da

Blog

Atendimento na logística internacional: por que agilidade é fundamental?

Você sabe porque a excelência no atendimento na logística internacional é tão importante? O cliente manda um email apressado ao agente de cargas, solicitando uma informação importante para a definição do próximo lote de produtos que será enviado aos Estados Unidos. A resposta não vem. Três horas depois, envia uma mensagem via whatsapp, reforçando o

Rolar para cima
Previous slide
Next slide