Nova bacia de evolução de Itajaí: testes vão indicar tamanho dos navios

Compartilhe esse artigo

Os primeiros testes da nova bacia de evolução de Itajaí foram considerados um sucesso. O navio Valor, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, com bandeira de Malta, foi o primeiro a realizar a manobra. Saiu de popa do cais da Portonave, em Navegantes, e seguiu até a foz do Itajaí-Açu, onde está localizada a nova bacia de evolução e fez o giro de 180º necessário para continuar navegando. Para que a embarcação navegue com segurança, com seus motores em níveis mínimos de potência os rebocadores a conduzem até a área de giro.

 

Os testes são uma exigência da Capitania dos Portos para autorizar a utilização da nova bacia de evolução. Ao todo, são 6 operações testes no complexo portuário. A nova bacia de evolução de Itajaí contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14 metros. “Essas manobras fazem parte de um conjunto de ações para garantir que a infraestrutura do complexo portuário de Itajaí possa atender os navios denominados mega ships, com até 350 metros de comprimento”, comemora o superintende do porto de Itajaí, o engenheiro Marcelo Werner Salles. Atualmente operam no complexo navios com até 300 metros de comprimento.

Mais produtividade

Conforme Diego Lemke, gerente de produtos da Allog, com o alargamento do canal de acesso e a nova bacia de evolução de Itajaí, o complexo poderá receber navios maiores, trazendo economia de escalas e, consequente, maior produtividade e eficiência na operação portuária. “Além disto, esta adequação da infraestrutura poderá viabilizar novos investimentos, gerar mais empregos e recolhimento de tributos”, considera.

Lemke explica que esta nova adequação também deverá aumentar a atividade econômica da região, com uma retroárea mais bem estruturada, bem como manter a competitividade do complexo no cenário nacional. Segundo informações do Complexo Portuário, em 2019, Itajaí deixou de receber 30 escalas de embarcações de grande porte devido à bacia de evolução. O complexo do Itajaí é segundo maior em operações de contêineres no Brasil, representando quase 4% da balança comercial brasileira e por onde passam 60% dos produtos produzidos em Santa Catarina.

nova bacia de evolução de Itajaí

Mais artigos

Novo Processo de Importação
Geral

Novo Processo de Importação: guia rápido sobre o assunto

O Novo Processo de Importação que deve integrar o Portal Único do Comércio Exterior está em fase de implantação e tem o objetivo de coordenar as atividades de registro, acompanhamento e controles administrativos, aduaneiros e fiscais das operações. Também prevê a unificação da entrada dos dados solicitados aos importadores e a melhora no seu compartilhamento,

Blog

Palestra fala sobre Felicidade no Trabalho na Sala Allog da Univali

A felicidade profissional está diretamente ligada a gostar do que se faz. De acordo com o Alexandre Lima, consultor de empresas e desenvolvimento de pessoas e liderança, e professor de Eneagrama (IEA Associated), o estado de felicidade está relacionado à produção de forma equilibrada de quatro hormônios: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina. Alexandre foi o convidado da

Rolar para cima
Previous slide
Next slide