Vinícola Pericó: destaque na produção de vinhos e espumantes premiados

Compartilhe esse artigo

Santa Catarina vem ganhando destaque na produção de vinhos e espumantes que têm conquistados prêmios nacionais e internacionais. De quebra, ainda ajudam a  movimentar a economia de algumas regiões do Estado. Conhecer vinícolas como a Vinícola Pericó e degustar bons vinhos é um programa que ganha espaço com o crescimento do enoturismo estadual. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção da bebida e participar de seções de degustação. Dependendo da época, ainda é possível assistir à colheita da uva durante visitas guiadas.

Vinícola Pericó

Na rota dos vinhos de altitude, a Vinícola Pericó, em São Joaquim, é uma das que mais se destaca. Do plantio à colheita, a equipe a Pericó dedica-se a cada etapa, do crescimento à maturação das uvas de castas francesas. Tudo feito com muito cuidado para preservar a qualidade única dos frutos.

De acordo com Jonas Nunes Tavares, gerente comercial da vinícola, o processo de produção dos vinhos e espumantes Pericó é complexo e com foco na qualidade. “Nosso vinhedo teve suas mudas importadas da França, com garantia de sanidade. Além disso, nosso terroir se sustenta em três pontos importantes: solo rico em mineralidade, estações bem definidas com dias ensolarados e noites frias e a altitude de 1300 metros. A junção destes elementos nos garante uma maturação plena dos frutos e permite a elaboração de espumantes e vinhos complexos e elegantes”, destaca.

Vinhos premiados

A Vinícola Pericó também é reconhecida como a que produziu o primeiro espumante de Santa Catarina. A bebida foi elaborada com uvas viníferas, que conquistaram diversas premiações no Brasil e no exterior. Além disso, é a primeira e única vinícola da Brasil a laçar um icewine. Trata-se de um vinho de sobremesa elaborado com uvas congeladas naturalmente na videira, lançado em 2009. “Foi um grande sucesso e agora planejamos ter em breve uma nova edição”, acrescenta Jonas Tavares.

Soma-se a estes diferenciais, o fato da vinícola produzir vinhos em lotes especiais e limitados. Um exemplo é o Vigneto Sauvignon Blanc e também o Basaltino Pinot Noir. Ambos foram considerados o melhor branco e o melhor tinto, respectivamente, na Expovinis Brasil. Nos últimos anos, o país tem visto crescer seu consumo de vinho.

Os atributos fazem com que a meta da Pericó seja manter o posicionamento de qualidade e requinte, ao mesmo tempo que avalia a possibilidade de conquistar o mercado externo. Atualmente, a vinícola está expandido os vinhedos, o que levará a um crescimento a médio prazo da capacidade produtiva. Com isso, aumentam as possibilidades de vender os produtos da marca para o mercado externo.

Vinícola Pericó

Mais artigos

Blog

Tamara Simas Novais: amor pelo Comex desde cedo

Ainda na adolescência, eu acompanhava o cenário de comércio exterior brasileiro e me intrigava com as notícias sobre economia, balança comercial e logística internacional. Aquele universo chamava a minha atenção e, sem dúvida alguma, contribuiu para a decisão de cursar a faculdade de Comércio Exterior. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde me formei,

Receita federal
Blog

Receita Federal normatiza procedimentos sobre peso dos pallets na Alfândega de Manaus

Como parte das iniciativas para uniformizar procedimentos, a Receita Federal enviou um comunicado informando que o peso dos pallets poderão ser agregados ao peso da mercadoria conforme é feito atualmente. O comunicado esclarece, no entanto, que o pallet não poderá ser considerado como embalagem no ato do registro das Declarações de Importação, como também não

Rolar para cima
Previous slide
Next slide