Voo de carga direto entre Estados Unidos e Florianópolis beneficia SC

Compartilhe esse artigo

Uma nova rota de voo de carga da Latam ligando Miami, nos Estados Unidos, a Florianópolis (SC), entrega uma nova operação ao polo industrial de Santa Catarina. A companhia passou a oferecer voos de carga regulares, com frequência semanal, todas as segundas-feiras. A expectativa é de uma maior eficiência logística, com ganhos significativos aos importadores catarinenses. Hoje, o Estado movimenta 95% da carga aérea estadual nos aeroportos paulistas. A aeronave decola de Miami às 3h15 e pousa em Florianópolis às 13h15.

voo de carga

De acordo com Priscilla Morroni, analista de produtos da Allog, a nova rota de voo de carga é um diferencial no mercado catarinense por conta da agilidade na liberação da carga. “O aeroporto possui uma infraestrutura baseada no modelo internacional e um bom custo-benefício versus agilidade na liberação aos importadores”, explica. Segundo a analista, os importadores também serão beneficiados com tarifas de importação mais baratas do que outros estados. Além disso, representará mais rapidez no “transit time”, representando um marco para a cadeia logística do Sul do Brasil.

Incentivo tarifário

Priscilla avalia que o incentivo tarifário estadual pode aumentar a demanda de cargas no Estado e favorecer o comércio internacional. “À medida que este novo serviço atender os importadores com eficiência, outras companhias aéreas tendem a iniciar seus serviços através de Florianópolis. Será um atrativo a mais para nossa região”, considera.

VOCÊ CONHECE AS VANTAGENS DO TRANSPORTE AÉREO NA LOGÍSTICA INTERNACIONAL? CONFERE AQUI.

Atualmente, os maiores volumes movimentados pela Allog acontecem nos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Guarulhos (São Paulo). Priscilla destaca ainda que os Estados Unidos aparecem entre os três maiores destinos das exportações catarinenses na atualidade, o que acaba tornando este serviço interessante para toda a cadeia logística.

Floripa Airport

A nova operação de voo de carga só se tornou possível depois que a Floripa Airport assumiu as operações do aeroporto de Florianópolis e realizou uma série de melhorias de infraestrutura de pátio e pista. Tudo isso deu a garantia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves de código D e E, como o B767-300F da Latam Cargo. A capacidade operacional da aeronave é de 53 toneladas de carga.

ENTENDA PORQUE É IMPORTANTE CONTRATAR UM AGENTE DE CARGAS NO TRANSPORTE AÉREO. 

Em 2019, a indústria catarinense transportou US$ 1,3 bilhão em cargas áreas. O diretor geral da concessionária, Ricardo Gesse, lembra que Santa Catarina tem condições bastante favoráveis para movimentação de cargas internacionais por conta dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo catarinense. Antes da rota cargueira Miami-Florianópolis, os produtos para a região costumavam ingressar no Brasil pelo Paraná ou por São Paulo. Desta forma, o seu encaminhamento para o destino final sempre dependeu do transporte terrestre complementar e mais oneroso.

Quer saber mais sobre as rotas aéreas internacionais para o Brasil?

voo de carga

Mais artigos

Blog

Allog está entre as 100 melhores da América Latina para trabalhar

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que pessoas satisfeitas são 12% mais produtivas, enquanto as desmotivadas são 10% menos produtivas. No cenário nacional, quem já segue estas diretrizes de satisfação entre os colaboradores é a Allog, empresa de logística internacional que acaba de ser eleita como uma das 100 melhores

Blog

Drawback: 6 perguntas para entender o regime aduaneiro especial

Você sabe o que é drawback? Quem trabalha com processos logísticos internacionais, certamente já ouviu pelo menos falar sobre ele. Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Instituído em 1966, o drawback é a suspensão ou isenção de tributos sobre insumos importados para produtos a serem exportados.

Rolar para cima
Previous slide
Next slide