Uma operação aérea urgente em solo brasileiro garantiu uma etapa essencial nos bastidores da COP 30, em Belém (PA). Por meio do nosso Departamento de Frete Aéreo, coordenamos uma complexa operação logística para garantir a chegada, em tempo recorde, dos cabos de conexão responsáveis por viabilizar a infraestrutura de internet do evento.
A carga, vinda dos Estados Unidos via Aeroporto de Miami, chegou no Brasil pelo aeroporto de Viracopos (SP). Depois seguiu para Belém após uma série de etapas cuidadosamente sincronizadas. Entre os dias 16 e 20 de outubro, 37 pallets com cabos de conexão — com peso médio de 160 kg cada — foram embarcados em voos de passageiros das rotas nacionais entre Guarulhos e Belém. Incluindo conexões via Fortaleza. No total, 65 volumes foram entregues entre pallets e caixas. Totalizando uma média de 8 toneladas.
“Foi uma verdadeira ação integrada nesta operação aérea urgente. Trabalhamos com voos diários, monitoramento 24 horas e coordenação direta entre todos os elos da cadeia logística”, relata Sacha Mazzone, nossa coordenadora de operações aéreas aqui na Allog.
O desafio do espaço limitado
O principal desafio, segundo a profissional, foi o espaço limitado nas aeronaves, especialmente em um período de alta demanda. “A LATAM Cargo, afiliada de cargas do grupo LATAM, teve papel fundamental no sucesso da operação. A companhia disponibilizou capacidade adicional e oferecendo suporte tanto em voos diretos quanto em rotas com conexão”, conta.

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Outro ponto de atenção foi o transporte de uma carga classificada como perigosa, que inicialmente não possuía a totalidade da documentação exigida. “Nosso time atuou de forma imediata junto ao cliente e às companhias aéreas para regularizar os papéis e garantir o embarque dentro do prazo”, explica.
Para acelerar os trâmites, utilizamos a tarifa Veloz da LATAM Cargo, voltada para embarques urgentes, e manteve acompanhamento em tempo real de todas as etapas. Desde o recebimento em Viracopos até o desembarque em Belém. “Nosso compromisso é oferecer soluções logísticas rápidas e seguras, especialmente em operações críticas como essa. Elas têm impacto direto em um evento de relevância mundial como a COP 30”, destaca.
Prioridades, prazos e capacidade diária
Segundo Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil, a operação exigiu equilíbrio entre prioridades, prazos e capacidade diária de voos. Para ajustar-se às condições estabelecidas, a equipe adotou um planejamento dinâmico, recalibrando a alocação de capacidade a cada dia. Também otimizou o uso da malha aérea ao combinar voos de passageiros e cargueiros.

Para atender à urgência da demanda, a LATAM Cargo estruturou uma célula dedicada de operação, com equipes atuando 24 horas por dia em planejamento, aeroportos e atendimento. A malha aérea foi ajustada, distribuindo volumes entre hubs estratégicos e assegurando contingências para eventuais restrições operacionais. “Com planejamento proativo, coordenação em tempo real e uso inteligente da nossa malha, conseguimos garantir que as cargas para a COP 30 fossem transportadas com agilidade, confiabilidade e segurança”, destaca Otávio.
LATAM NA COP 30
A LATAM é apoiadora da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e patrocinadora da Sustainable Business COP (SB COP). Esta é uma iniciativa global liderada pela CNI. Durante o evento, a companhia apresenta sua agenda de painéis e projetos voltados à descarbonização da aviação, à inovação em combustíveis sustentáveis (SAF) e ao desenvolvimento regional da Amazônia.
Entre as ações em Belém, a LATAM também ampliou sua malha aérea em 65% no período da conferência, apoiou o deslocamento de povos originários e lançou o Guia de Turismo Sustentável da Região Norte, em parceria com a Amcham Brasil e a Embratur.

