Nunca é cedo demais para iniciar o planejamento de embarque atendo-se à capacidade do transporte aéreo na alta temporada. Silvano dos Santos, coordenador de transportes aéreos da Allog, explica que o ideal é identificar a data limite para a carga chegar no destino. Daí é necessário optar por serviços que atendam a essa necessidade. Buscar alternativas de embarque e desembarque, visando aeroportos alternativos, também deve ser levado em consideração quando há urgência.
Nos últimos meses do ano, há uma procura acentuada pelo transporte aéreo – é o chamado Peak Season. A alta temporada no transporte aéreo também inclui o feriado chinês (National Day Golden Week Holiday). Ele acontece em fevereiro e é responsável pela procura pontual por espaço nas aeronaves. Devido a isso, os importadores usualmente programam suas demandas junto aos exportadores com antecedência. “Podemos perceber um aumento gradual na demanda por transporte aéreo no peak season, em especial para atender o e-commerce, lançamento de produtos eletrônicos como o Iphone e suprir a época de Natal”, esclarece Silvano.
No feriado chinês, indústrias, comércio e negócios da China param ou diminuem drasticamente a produção. Repartições públicas e bolsas de valores do país ficam ao menos uma semana fechadas. Conforme o profissional da Allog, somente o importador pode medir o real impacto do atraso de sua carga. Em geral, ele resulta em prejuízos com pagamento, multas por não comprimento de prazos, perda de negócios, insatisfação do cliente e até queda de confiança por não entregar a mercadoria dentro do prazo estabelecido.
Capacidade
Existem dois tipos de companhias aéreas que fornecem serviços de transporte: companhias aéreas de passageiros (PAX) e companhias aéreas de carga (CAO). Os primeiros dividem seu espaço operacional em área de bagagem e área de carga, prevalecendo o embarque de bagagens. Portanto, sua disponibilidade de espaço sempre pode variar. Por outro lado, companhias aéreas de carga são dedicadas aos embarques comerciais e têm mais opções para gerir a carga.
“É importante levar em consideração que aviões comerciais PAX possuem uma capacidade de carga relativamente baixa no peak season. Dessa forma, orientamos nossos clientes a aderirem a serviços menos convencionais. Elas fogem das rotas usualmente operadas por companhias aéreas low cost para melhor escoamento das demandas. Outro ponto fundamental é trabalhar com fracionamento de cargas para melhor fluidez. Isso reduz a possibilidade de overbooking nos pontos de conexões e embarque”, conclui Silvano dos Santos.
Trabalhar com agentes logísticos com visão e abrangência global é estratégico para não sofrer percalços com o Peak Season.
Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
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