Gestão da logística internacional: lead time do Fast Fashion

Compartilhe esse artigo

As araras e vitrines de hoje já não são como de outrora! O que está nos cabides nesta semana é completamente diferente do que encontramos há 1 mês. E mais diferente ainda do que encontraremos em 15 dias. A rapidez com que a moda gera negócios depende da cadeia logística eficiente: é o lead time do fast fashion. Quanto mais tempo uma mercadoria fica nos armazéns (ou nas prateleiras), mais as receitas são afetadas.

Segundo Marcos Camargo, consultor sobre o segmento fashion, a cadeia de suprimentos é um elo fundamental na geração de valor das empresas varejistas. “Fornecedores e logística integrados fortalecem o posicionamento estratégico. Além disso, proporcionam agilidade e reforçam o valor entregue ao cliente dentro do lead time do fast fashion”, explica. De acordo com o profissional, através do conceito de speed to market – ou seja  a rapidez com que disponibiliza um produto inovador ou de valor agregado ao cliente-alvo – os prestadores de serviço na área da importação ajudam na competitividade do setor.

lead time do fast fashion

Este conceito, segundo Camargo, é fundamental no varejo de moda. Líderes globais baseiam suas operações no fast fashion, disponibilizando as novidades no menor tempo possível aos clientes finais. Para melhor atender essas metas, o mercado tem procurado reduzir o lead time do fast fashion nas importações. A busca incessante é por driblar limitações na cadeia logística de produtos que têm origem na Ásia. “A gestão eficiente passa pela escolha de parceiros competentes e globalmente estabelecidos”, acrescenta Camargo.

Para garantir a redução do lead time do fast fashion, o papel do agente de importação passa pela gestão do transporte. Isso inclui o trajeto desde a origem até o destino final no menor tempo, com o melhor custo e segurança. Além disso, é preciso garantir a transparência de informações, metas e indicadores de performance (KPIs na sigla em inglês). Segundo o coordenador comercial da Allog, Carlos Alexandre, o trabalho do agente de cargas agrega no fashion ao entregar expertise no segmento do cliente, dispor de um conhecimento global da cadeia logística e entregar ferramentas de gestão que facilitam e trazem eficiência no dia a dia.

Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
Baixe o e-book gratuitamente:

lead time do fast fashion

Mais artigos

AMS
Blog

AMS: o que é e para que serve no Comércio Exterior?

Você já ouviu falar de AMS no Comércio Exterior? Já exportou algo para os Estados Unidos ou participou da cadeia logística envolvida em uma operação de exportação para este destino? Durante o processo, se deparou com o termo AMS ou até mesmo teve que pagar uma taxa que apresentava este nome? O AMS está envolvido

Notícias do Mercado

Crescem exportações de painéis

Exportações de painéis de madeira cresceram 39,8% no primeiro quadrimestre de 2017 As exportações de painéis de madeira atingiram a marca de 376 mil m³ no primeiro quadrimestre de 2017, o que representa um crescimento de 39,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados no mais recente boletim mensal

Rolar para cima
Previous slide
Next slide