Dedicação ao transporte aéreo define carreira de Margarete Valeck

Compartilhe esse artigo

O amor pela aviação e a atuação no Comex acabaram se encontrando nas minhas opções profissionais. Sou aeroviária, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e atuo como Cargo Account Executive na United Airlines.

Comecei na área em 1990, na extinta companhia aérea VASP, que foi praticamente o meu primeiro emprego. Na época, todos se interessavam mais pelo atendimento a passageiros e eu fui designada para trabalhar com cargas. Foi amor à primeira vista. Me encantei por esse universo e descobri que o comércio exterior abre muito mais possibilidades do que qualquer outra aérea de uma companhia aérea.

Margarete Valeck

A aviação também contribui para essa paixão, esse mundo é fascinante. Iniciei como agente de cargas no setor de carga doméstica e, quando a empresa iniciou as operações internacionais, tive a oportunidade de trabalhar como agente de cargas internacional, nessa época no departamento operacional.

Cinco anos depois, fui para a United Airlines, quando ingressei também como agente de cargas no Customer Service (balcão de atendimento). Passei pela Importação, Exportação e fui promovida a Cargo Inside Sales, quando encontrei minha verdadeira vocação: a área comercial. Na sequência, fui promovida como Account Executive, onde atuo até hoje.

O maior desafio do setor aéreo ainda é a instabilidade econômica de nosso país, que se reflete no mercado, na volatilidade de tarifas e nas frequências. Tudo é muito dinâmico e muda o tempo todo, o que também ajudou a me identificar com a área.

Quando iniciei a carreira, há 31 anos, percebia que as pessoas ficavam admiradas de encontrar mulheres no armazém. Alguns homens faziam comentários que aquela não era função para nós, mas, com o crescimento da presença feminina no Comex, este tipo de mentalidade foi diminuindo. Sempre fui respeitada e valorizada na minha profissão e penso que, por este motivo, continuar nessa carreira foi o caminho natural para mim.

>>> Leia também: Chiara Pasqualini, um caso de amor com o Comércio Exterior.

Eu entendo que o segmento da aviação segue promissor, mas as mudanças tecnológicas e o fortalecimento do e-commerce já são uma realidade. Novos profissionais que desejam seguir nessa carreira devem estar atentos às mudanças cada vez mais rápidas. Também é fundamental estudar muito, falar outros idiomas, se interessar por outras culturas, viajar e buscar conhecimento nas mais diversas áreas da vida. O conjunto de experiências que adquirimos faz toda a diferença para chegar ao sucesso.

Margarete Valeck

Mais artigos

Blog

Aumentam as exportações brasileiras de cerâmica

As exportações brasileiras de cerâmica já atingiram 111 países, totalizando 94,3 milhões de metros quadros em 2017. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas pra Revestimentos, Louças Sanitárias e  Congêneres (Anface), o Brasil é um dos principais players do mercado mundial. Ocupa a segunda posição em produção e consumo de revestimentos de

Blog

Campanha de volta às aulas arrecada material escolar na Allog

O começo do ano letivo é sempre antecedido pela ansiedade da compra do material escolar, especialmente para as crianças. Mochila nova, cadernos, canetas coloridas e uma infinidade de lápis de cor movimentam a expectativa nas semanas que antecedem as aulas. Essa realidade, no entanto, não condiz com a de muitos estudantes. Com essa preocupação, voluntários

Rolar para cima