Dedicação ao transporte aéreo define carreira de Margarete Valeck

Compartilhe esse artigo

O amor pela aviação e a atuação no Comex acabaram se encontrando nas minhas opções profissionais. Sou aeroviária, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e atuo como Cargo Account Executive na United Airlines.

Comecei na área em 1990, na extinta companhia aérea VASP, que foi praticamente o meu primeiro emprego. Na época, todos se interessavam mais pelo atendimento a passageiros e eu fui designada para trabalhar com cargas. Foi amor à primeira vista. Me encantei por esse universo e descobri que o comércio exterior abre muito mais possibilidades do que qualquer outra aérea de uma companhia aérea.

Margarete Valeck

A aviação também contribui para essa paixão, esse mundo é fascinante. Iniciei como agente de cargas no setor de carga doméstica e, quando a empresa iniciou as operações internacionais, tive a oportunidade de trabalhar como agente de cargas internacional, nessa época no departamento operacional.

Cinco anos depois, fui para a United Airlines, quando ingressei também como agente de cargas no Customer Service (balcão de atendimento). Passei pela Importação, Exportação e fui promovida a Cargo Inside Sales, quando encontrei minha verdadeira vocação: a área comercial. Na sequência, fui promovida como Account Executive, onde atuo até hoje.

O maior desafio do setor aéreo ainda é a instabilidade econômica de nosso país, que se reflete no mercado, na volatilidade de tarifas e nas frequências. Tudo é muito dinâmico e muda o tempo todo, o que também ajudou a me identificar com a área.

Quando iniciei a carreira, há 31 anos, percebia que as pessoas ficavam admiradas de encontrar mulheres no armazém. Alguns homens faziam comentários que aquela não era função para nós, mas, com o crescimento da presença feminina no Comex, este tipo de mentalidade foi diminuindo. Sempre fui respeitada e valorizada na minha profissão e penso que, por este motivo, continuar nessa carreira foi o caminho natural para mim.

>>> Leia também: Chiara Pasqualini, um caso de amor com o Comércio Exterior.

Eu entendo que o segmento da aviação segue promissor, mas as mudanças tecnológicas e o fortalecimento do e-commerce já são uma realidade. Novos profissionais que desejam seguir nessa carreira devem estar atentos às mudanças cada vez mais rápidas. Também é fundamental estudar muito, falar outros idiomas, se interessar por outras culturas, viajar e buscar conhecimento nas mais diversas áreas da vida. O conjunto de experiências que adquirimos faz toda a diferença para chegar ao sucesso.

Margarete Valeck

Mais artigos

Blog

Prontidão de cargas: como quebrar o ciclo de \”reservas fantasmas\”

Você já ouviu falar em prontidão de cargas no processo logístico de embarques? Para ser um exportador de sucesso não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo. É importante estar atento aos prazos de prontidão de cargas, evitando falhas nos processos de garantia de espaço nas embarcações, que podem deixar os navios parcialmente

Blog

Black Friday 2021: como planejar a logística e driblar a falta de contêineres

O aumento do congestionamento portuário mundial e a dificuldade em disponibilidade de contêineres podem agravar as já tensas cadeias de suprimentos globais e afetar as importações para a Black Friday 2021 no Brasil, principalmente para quem não se planejou. A cadeia de abastecimento mundial acabou prejudicada também pela interrupção causada pelo navio Ever Given preso

Rolar para cima