Remunerar e reter: você sabe como atrair talentos?

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Toda a empresa que busca alcançar o sucesso precisa encontrar formas para se diferenciar e conquistar um espaço único. Nesse processo, a retenção de talentos é fundamental. Certamente, nenhum gestor de RH quer ser obrigado a ter que montar uma nova equipe que reúna competência, formação e habilidades, que seja engajada e motivada toda vez que um funcionário receber uma proposta melhor do mercado, certo?

De acordo com artigo de Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching, publicado na revista Exame (http://exame.abril.com.br/pme/como-reter-talentos-na-empresa-sem-oferecer-altos-salarios/) tão importante quanto o salário que você oferece a seus funcionários é a experiência que você proporciona no trabalho. Ela pode ser marcante, relevante e inspiradora; ou apática, irrelevante e empobrecedora.

Pensando que os colaboradores são o ativo central, pois sem eles nada acontece em um ambiente dinâmico como o corporativo, podemos mensurar a importância de conquistar e engajar cada colaborador. Diante deste cenário, muitas empresas estão desenvolvendo programas de remuneração estratégica para reter talentos. Isso se deve ao fato da legislação trabalhista não conseguir acompanhar as constantes mudanças do setor empresarial (modelo de gestão, tecnologia, exigências dos clientes ou aspectos econômicos), fazendo com que as empresas se desdobrem para conseguir manter sua organização dinâmica e criativa ao perfil do trabalhador atual.

Neste sentido, a empresa catarinense Allog International Transport, por exemplo, oferece aos seus colaboradores, além de benefícios financeiros, programas de atividade laboral, bicicletas para promover o bem estar, estrutura com chuveiros, Dia da Fruta (terças e quintas a empresa dá a oportunidade de fazer um lanche saudável) e um ambiente para confraternização, que também serve como um local para refeições.

O foco da Allog não é apenas investir em remuneração indireta para reter seus talentos mas também contribuir para que seus colaboradores tenham qualidade de vida em seu ambiente de trabalho e que essas experiências sejam levadas para suas vidas pessoais.


Artigo produzido por:
Bruna Spaniol, Recursos Humanos da Allog.

 

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