Exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação: entenda em 3 perguntas

Compartilhe esse artigo

A exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação promete ter impacto positivo direto em tudo o que entra pelos portos brasileiros. A decisão foi oficializada por decreto presidencial com o objetivo de minimizar parte dos custos de importação no país.

A secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, explica que a mudança promove uma melhor alocação de recursos pelo setor produtivo e colabora com a redução do Custo Brasil.

Exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação

Tamara Simas Novais, coordenadora de Operações de Importação da Allog, explica que a exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação é altamente positiva aos importadores. Isso porque diminuir o valor aduaneiro da mercadoria incidirá na redução de todos os impostos federais e estaduais. “Logo, esta redução gera um efeito cascata na cadeia de tributos a incidir sobre a importação e, no final, auxiliam na redução do chamado Custo Brasil. A expectativa é que esta redução chegue ao consumidor final já que incidirá diretamente em uma parte que pesa à empresa importadora e, muitas vezes, tira a sua competitividade”, esclarece.

A capatazia compreende as atividades relacionadas à movimentação de carga nos portos, incluindo recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e a descarga de embarcações, quando efetuado por aparelhamento portuário.

O que muda com a exclusão do custo da capatazia nos impostos de importações?


1) Qual é o objetivo do decreto que exclui o custo?
Permitir a redução de custos de importação e promover uma abertura comercial transversal da economia, com impactos positivos na competitividade e nos fluxos globais de comércio.

Exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação

2) Quais os impactos orçamentários e financeiros do decreto?
Segundo nota do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Coordenação de Estudos Econômico-Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, os impactos orçamentários e financeiros decorrentes da exclusão das despesas de capatazia na base de cálculo dos impostos de importação provocará um impacto estimado para 2022 em R$ 461,37 milhões e em R$ 685,63 milhões para 2023.

3) Em termos fiscais, o que o decreto significa?
A exclusão dos custos de capatazia não está sujeita às condicionantes estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dado que a renúncia tem caráter geral e não se enquadra nas condições de renúncia de receita a que se refere a lei.

Exclusão do custo da capatazia nos impostos de importação

Mais artigos

Blog

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

As vendas de brinquedos importados devem ser impulsionadas em 2021 pela nova alíquota de importação – uma redução da tarifa de importação de 35% para 20%, determinada pelo governo federal. A medida abrange itens variados como patinetes, triciclos, bonecos, quebra-cabeças, trens elétricos, entre outros. Com a redução para 20%, a tarifa brasileira será igualada à

Torcedor Allog 2022
Torcedor Allog 2022

Torcedor Allog 2022: palpites podem levar a países da Copa 2026

As turbinas de uma das ações de marketing mais esperadas do ano já estão a todo vapor: Torcedor Allog 2022. Concebido e organizado pelo Grupo Allog desde 2014 – sempre a cada quatro anos – o Torcedor Allog movimenta um time gigante de fãs do futebol e da Seleção Brasileira ao redor do mundo. O

Rolar para cima