Relatório da OMC mostra crescimento da participação brasileira nas exportações mundiais

Compartilhe esse artigo

Brasília – O Brasil ampliou seu percentual de participação nas exportações mundiais em 2017. O dado integra o relatório “Trade and Statistics Outlook” divulgado dia 13 de abril pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Relatório da OMC

O documento aponta que o comércio mundial apresentou o maior crescimento em volume em seis anos, ao registrar uma expansão de 4,7%, no ano passado. Em valor, as exportações mundiais aumentaram 10,6%.

Relatório da OMC

O Brasil registrou aumento acima da média mundial. As exportações brasileiras, cresceram 17,5 % em valor, em 2017, depois de cinco anos de quedas consecutivas. O resultado levou à ampliação da participação brasileira nas vendas mundiais para 1,23% do total – contra 1,16% em 2016. O índice de 2017 para o Brasil é o maior desde 2013, quando chegou a 1,28%.

O relatório também mostra que o crescimento das vendas brasileiras ao exterior, no período, foi o 6º mais expressivo entre os trinta maiores exportadores – na frente de países como Estados Unidos, China, Alemanha, México e Índia.

Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, o bom resultado do Brasil reflete “o crescimento da demanda mundial, que aqueceu o apetite por produtos nos quais o Brasil é competitivo”. O secretário também atribuiu o resultado a outros fatores como a safra agrícola recorde, o crescimento da produção de petróleo e o desempenho favorável das exportações de bens manufaturados, como do setor automotivo.

Em 2017, a indústria brasileira bateu recorde histórico ao exportar 791 mil automóveis e veículos de cargas para 83 países diferentes. Um crescimento de 40% em relação a 2016, com destaque para os países com os quais o Brasil firmou acordos automotivos como Argentina (com aumento de 43% frente a 2016); México (+70%); Chile (+98%); Uruguai (+59%); e Colômbia (+50%).

Palavra do ministro

Para o ministro Marcos Jorge, com as medidas que estão em andamento, como a agenda de acordos comerciais e a Implementação do Portal Único de Comércio Exterior, que reduz em 40% os prazos de exportação e importação, a expectativa do MDIC é a de resultados cada vez melhores para as exportações brasileiras.

“É consenso que o comércio exterior desponta como um dos principais motores a impulsionar o crescimento da nossa economia. Uma maior integração do Brasil com o mundo virá da implementação de medidas de maior inserção internacional e facilitação de comércio, da busca por melhor e maior acesso a mercados estrangeiros para nossos produtos, serviços e investimentos”, avalia o ministro.

Apenas com a implementação do Novo Processo de Exportações do Portal Único, realizada em 2017 – e que simplificou os trâmites para as vendas externas, eliminando documentos, etapas e exigências governamentais –  são beneficiadas diretamente 5 milhões de operações anuais de mais de 255 mil empresas brasileiras.

(*) Com informações do MDIC

Fonte: Comex do Brasil

 

Veja Também:

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018

Relatório da OMC

 

 

Mais artigos

Blog

Diretor da Allog é o Jovem Empresário do ano da ACII

O empresário Alex Oliveira, diretor presidente da Allog International Transport, de Itajaí, foi escolhido o Jovem Empresário do ano pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII). A escolha é realizada por uma comissão especial composta por diretores e empresários da entidade. O reconhecimento é conferido durante a solenidade Troféu Empresário que marca o aniversário da ACII. O evento que este ano ingressa em sua  29ª edição

Ações

Enxadrista de 12 anos garante boa participação em campeonato no Paraguai

Atleta mirim patrocinada pela Allog International Transport acumula mais de 100 prêmios e participou pela primeira vez de uma competição internacional A enxadrista  catarinense  Maria Clara Senger, 12 anos, representante de Içara, patrocinada pela Allog International Transport, garantiu o 7º lugar em um das categorias e um 16º lugar em outra categoria no XIV Festival Sudamericano de

Rolar para cima
Previous slide
Next slide