Carga aérea superdimensionada: 30 toneladas para indústria aeroespacial

Compartilhe esse artigo

Um transporte de carga aérea superdimensionada fabricada em Jaraguá do Sul (SC) com destino aos Estados Unidos exigiu uma operação logística de precisão inédita. A exportação partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Miami, na Flórida, e levou uma carga de 30 toneladas, das quais 25 toneladas concentradas em uma única peça de maquinário destinada a uma planta de produção de combustível para foguetes.

A operação, liderada pelo nosso time de Departamento Aéreo aqui da Allog, envolveu mais de um mês e meio de planejamento e adaptações para garantir o transporte seguro do equipamento. Por um acordo de confidencialidade com o importador, o nome do cliente não pode ser revelado, mas a estrutura será utilizada em uma instalação que presta serviços a uma empresa privada do setor aeroespacial.

Carga-aérea-superdimensionada

René Genofre, nosso diretor do Departamento Aéreo, explica que o maior desafio desta carga foi o peso e as dimensões dessa carga. Apenas esse embarque ocupou um quarto da capacidade total do avião cargueiro. “Foi necessário um estudo detalhado de viabilidade junto à companhia aérea para distribuir o peso de forma segura e eficiente”, conta.

Carga aérea superdimensionada: embalagem sob medida

De acordo com Genofre, o exportador produziu uma embalagem sob medida para suportar as condições exigidas pelo transporte aéreo. No entanto, a embalagem precisou ser adaptada por conta da alta densidade do equipamento. “Foi necessário desenvolver uma solução que permitisse distribuir o peso de forma equilibrada dentro do pallet aéreo, evitando qualquer concentração que pudesse comprometer a estrutura da aeronave ou do manuseio logístico”, detalha o executivo.

>>> Transporte aéreo urgente: 3 cargas inusitadas

Nosso time Allog também coordenou o transporte rodoviário da carga desde Santa Catarina até o terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos. Todo o trajeto contou com acompanhamento técnico e apoio de empresas de vistoria e seguro contratadas pelo importador. Um especialista em seguro acompanhou a movimentação no aeroporto durante o carregamento para garantir que todos os protocolos de segurança fossem cumpridos.

“Desde a descarga do caminhão até a elevação da peça para o compartimento da aeronave, cada etapa foi monitorada para evitar qualquer tipo de dano”, acrescenta o diretor da Allog.

Carga-aérea-superdimensionada

Missão completa

O planejamento envolveu ainda rounds de alinhamento da nossa equipe com a transportadora rodoviária, a companhia aérea e os operadores logísticos. Segundo René, o sucesso do embarque foi resultado da colaboração entre todos os elos da cadeia logística. “A operação demonstra o papel estratégico da logística internacional brasileira no suporte a projetos de alta tecnologia. Estamos falando de uma carga sensível, de grande responsabilidade, que vai contribuir para avanços no setor aeroespacial. É uma conquista para toda a cadeia envolvida”, conclui.

 Destaques da operação especial:

* Carga total: 30 toneladas (25t em uma única peça)

* Ocupação: 1/4 da capacidade de um avião cargueiro

* Destino: Planta de produção de combustível para foguetes nos EUA

* Tempo de planejamento: 1 mês e meio

* Adaptação de embalagem para distribuição equilibrada do peso no avião.

Mais artigos

Blog

Allog e Univali fazem parceria no projeto Unibem

A Allog – empresa especializada em logística internacional – firmou uma parceria com o projeto de extensão Unibem, vinculado à Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O projeto visa a inserção de organizações locais, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil organizada em sala de aula, para que, por meio

importação
Blog

Importação passo a passo: como funciona a compra de outros países

Uma importação é um bem ou serviço trazido de um país para outro. A palavra importação é derivada da palavra porto, uma vez que as mercadorias são frequentemente enviadas via navios para países estrangeiros. Juntamente com as exportações, as importações formam a espinha dorsal do comércio internacional. Se o valor das importações de um país

Rolar para cima