Mês da Criança – Carta do Autor

Compartilhe esse artigo

A gente nasce envolto às palavras e tudo vira história quando a gente tira da memória uma lembrança. É o pai e a mãe brincando de soletrar pra gente repetir o nome deles, é o nome do Bob, do Rex, do Pimpão, que foram os meus primeiros cachorros. As palavras fazem a gente ser como somos: elas nos dão ordem, nos orientam, nos direcionam, nos derrubam, nos apontam e mostram, nos aconselham, nos representam, nos dão identidade. Algumas são inesquecíveis como escola, professora, livro, beijo, briga, felicidade, parabéns, brinquedo, amor, vovó, medo, fantasia, liberdade. As palavras estiveram comigo desde o primeiro olhar, quando eu ainda não reconhecia. As palavras é que dão o sentido do mundo. Sem palavras o mundo não conseguiria dar sentido nem ao silêncio.

Mês da Criança

Cresci num ambiente rico em fantasia, pobre em grana, mas cheio de uma primazia de palavras: meu pai e minha mãe me permitiram sempre, sempre, imaginar. Muito pobres, os poucos livros eram usados para eu brincar de reinventar as coisas, e por isso, Chapeuzinho Vermelho já foi pra mim uma alienígena, o Boi de Mamão era uma fruta que metia medo, o Lobo Mau era um velhinho que dizia que me colocaria num saco e levaria pelo mundo, o Capitão Caverna era um bicho peludo que podia esconder muitas coisas, mas quem sabe, também poderia desesconder. Cresci assim: brincando de trocar as coisas de lugar, sem medo de que, com o passar do tempo, eu perdesse a poesia de ser criança e de ser livre: esse guri, gosto de acordá-lo sempre para brincar com os adultos que tem vergonha de acordar os guris e gurias dentro deles.

Passada as dificuldades – perdi meus pais quando eu era adolescente – aprendi que poderia viver de palavras: escrevendo, compondo, falando, declamando, cantando, contanto historias, promovendo a poesia: A poesia de viver e se sentir o mais rico dos homens tendo dois tostões como dinheiro. Encarada a vida com magia, virei escritor, professor de literatura, contador de histórias, palestrante, pesquisador de literatura, estudante atrás de melhores maneiras para ressignificar homens e coisas, até entender que o mundo só se transforma pela literatura, pela educação, pela fé e pela determinação, e que pra fazer isso tudo girar, é necessário uma dose generosa de afeto. E é assim, com afeto, que conto um pouquinho de mim, e entrego pra você, algumas respostas neste livro que um menino muito curioso recebeu da vida para lhe ensinar a compartilhar sua poesia.

Com carinho,

Marinaldo Silva.

Baixe seu livro digital!

Mês da Criança

 

 

Mais artigos

Blog

Dia da Logística

Escolhemos perguntar no dia da logística (06 de junho) para os profissionais da Allog o que os motiva a trabalhar com logística e também o por que decidiram trabalhar com logística. O Dia da Logística No dia 6 de junho é comemorado o Dia da Logística. A data é uma referência ao dia em que ocorreu possivelmente o maior

porto de santos
Blog

O gigantismo do Porto de Santos: o maior da América Latina

Poucos portos brasileiros operam todos os tipos de carga: de granéis (sólidos ou líquidos, vegetais ou químicos) a contêineres, passando pelas cargas gerais, cargas de projeto e veículos. Neste seleto grupo, está o Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Maior complexo portuário da América Latina, o cais santista conta com terminais especializados nos

Rolar para cima