Uma página no Facebook que nasceu como um perfil no Twitter com o objetivo de extravasar os contratempos do dia-a-dia na área do Comex e dar risada de si mesmo não para de crescer. Idealizado por Sinara Bueno, o Comex da Deprê (ou rede CDD) já contabiliza 57 mil seguidores no Facebook, 13,1k no Instagram, 2,7k no Twitter e cerca de 900 pessoas interligadas em grupos de Whatsapp. “É uma das maiores redes de comércio exterior do Brasil”, resume Sinara.
O que era para ser uma brincadeira temporária – pois “Deprê” era a febre do momento quando foi lançado, há sete anos – tornou-se uma referência em falar do comércio exterior de forma bem humorada. A explicação para tanto sucesso talvez esteja na identificação das pessoas com o conteúdo. “A sacada é dar risada das próprias imperfeições do Comex. Como na vida, não precisamos ficar se lamentando do problema, mas o encararmos e depois fazermos piada do ocorrido”, resume.
Criado para divertir estudantes e profissionais ligados ao comércio exterior, o Comex da Deprê mistura questões do cotidiano da profissão com criatividade e bom humor. A rede tem quatro pilares bem definidos: criar, conectar, promover, e compartilhar. O envolvimento dos seguidores com o conteúdo é o principal sinal de sucesso da rede. Algumas postagens já alcançaram mais de 100 mil pessoas. “Quem trabalha com redes sociais para negócios sabe o quanto é difícil chegar a números assim de alcance digital”, resume.
No CDD, os seguidores comentam tanto nas postagens como inbox e a rede acabou virando um ponto de conexão através de uma ferramenta colaborativa. “Muito do que postamos vem dos seguidores”, diz. O CDD conta também com um grande número de grupos de WhatsApp e neles a interação é ainda mais ativa. Há grupos mais “sérios”, com conteúdo exclusivamente de Comex, e outros que são quase um grupo de família, onde há muito compartilhamento de experiências entre colegas de profissão, parceiros e amigos. Além, é claro, de muito “meme” de Comex rolando.
Um dos parceiros do Comex da Deprê é a Allog, empresa especializada em transportes internacionais. Para o analista de marketing da Allog, Tiago Schaffrath, a página é um local descontraído para fazer networking e trocar informações com colegas sobre assuntos do dia a dia. “Vejo que os profissionais fazem indicações de negócios, tiram dúvidas, ajudam pessoas que estão entrando para o universo do Comércio Exterior e fazem amizades nos grupos de WhatsApp. Fora o bom humor para descontrair que gera boas risadas”, finaliza.
Baixe os conteúdos de COMEX !
http://allog.com.br/blog/allog-lanca-e-book-gratuito-sobre-incoterms/
http://allog.com.br/blog/novidades/dicionario-do-comex-simplifica-termos-do-comercio-exterior/
http://allog.com.br/blog/container-voce-tambem-fica-com-duvida-quanto-a-grafia-da-palavra/