Exportações de glicerina brasileira alavancam mercado de cargas líquidas

Compartilhe esse artigo

O Brasil exportou 43,4 mil toneladas de glicerina em outubro, conforme dados do Ministério da Economia. O volume de exportações de glicerina é o segundo melhor desempenho do setor do ano, atrás apenas do mês de agosto, quando foram exportadas 52,2 mil toneladas. Em 2019, o país produziu 494,6 mil metros cúbicos de glicerina como subproduto da produção de biodiesel (B100), 12,3% a mais que em 2018. A maior geração de glicerina ocorreu na Região Centro-Oeste (40,6% do total), seguida das regiões Sul (39,8%), Sudeste (8,9%), Nordeste (8%) e Norte (2,7%).

exportações de glicerina

As exportações de glicerina ajudam a alavancar o mercado brasileiro de carga líquida conteinerizada, que tem apresentado bom desempenho nos últimos anos, explica João Fróes, gerente de cargas líquidas da Allog.  O setor de cargas líquidas conta também com os destaques dos óleos de soja, milho e amendoim. Juntos, eles desempenham papel fundamental na pauta de exportações do país.

Fróes lembra que a legislação nacional não permite a importação de vinho a granel. No passado, no entanto, devido a incentivos do governo (PEP – Plano de Escoamento de Produto), o Brasil exportou grandes volumes da bebida, tendo a Rússia como o principal mercado comprador. Atualmente, por falta de políticas específicas, a exportação de vinho brasileiro ocorre apenas para produtos já engarrafados.

Venda para a China

Atualmente, 60% da exportação de carga líquida conteinerizada que a Allog realiza tem como destino o continente asiático. A China é o principal comprador. A expectativa para todo o ano de 2020 é aumentar em pelo menos 30% o volume movimentado na comparação com o ano passado. Os portos de maior movimentação de carga líquida no Brasil são Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Santos (SP) e Salvador (BA).

CONFIRA AINDA: As 7 vantagens de exportar com flexitanks

Como parte da estratégia de expandir a gama de serviços para embarques em contêineres, a Allog criou, há dois anos, um departamento dedicado ao transporte de cargas a granel em flexitanks e isotanks. Sendo assim, a intenção foi direcionar o atendimento a este tipo de produto, passando a ofertar a logística integrada. “A empresa sempre teve uma participação expressiva no segmento de cargas líquidas, principalmente com grande competitividade nos fretes para as exportações de glicerina em isotanks e flexitanks”, destaca Fróes.

Estrutura

A empresa possui importação própria de equipamentos flexitanks, contratos exclusivos com operadores de isotanks e mantém operações na costa brasileira desde Salvador (BA) até Rio Grande (RS). Nestes portos, possui equipamentos posicionados para atendimento imediato, estrutura de terminal para armazenagem, movimentação e transbordo de carga, bem como transporte rodoviário para atendimento porta a porto. “A Allog possui unidades próprias e pessoal treinado neste tipo de operação. Além de flexitanks e isotanks, a empresa também é especialista em cargas transportadas em tambores e IBC´s”, acrescenta João.

Mercado global de flexitanks deve crescer 14% ao ano até 2026

As soluções logísticas integradas crescem acompanhando a velocidades das transações e a otimização de custos e recursos. “As empresas buscam parceiros que entendam da complexidade de seus negócios. E também que consigam suprir a necessidade de atendimento na cadeia logística”, resume. Além disso, segundo João Fróes, o mercado busca concentrar o atendimento em empresas especializadas que consigam atender à necessidade de forma global, reunindo toda a operação em um único parceiro.

Diferença entre flexitanks e isotanks

Flexitanks são equipamentos descartáveis, de viagem única, e instalados dentro de um contêiner 20`DRY. Sua principal vantagem é a disponibilidade, pois não depende de oferta e demanda de cada origem e destino. Também é livre de contaminação por ser uma embalagem virgem, aberta apenas no momento de sua utilização.

Já os isotanks são tanques cilíndricos, retornáveis e sua disponibilidade e custos dependem da oferta e demanda de cada região. Atualmente, ambos os equipamentos dividem o volume exportado pelo Brasil.

A Allog possui importação própria de equipamentos flexitanks. Além da competitividade comercial, a disponibilidade imediata é, sem dúvida, uma das vantagens de operar com a empresa de logística internacional. “Possuímos contratos extremamente competitivos com as companhias de leasing de isotanks. O cliente encontra na Allog um pacote de serviços logísticos que inclui desde o fornecimento da embalagem, passando pelos serviços de transporte terrestre e marítimo, bem como a estrutura completa de terminal”, finaliza João.

Quer saber mais sobre a logística de cargas líquidas e o uso de isotank e flexitank?

exportações de glicerina

Mais artigos

Blog

Exportação de cerâmica: entenda a logística internacional do segmento

O Brasil é um dos grandes protagonistas internacionais da exportação de cerâmica. Ele ocupa a terceira colocação no ranking mundial de produção e consumo e é o sexto no ranking das exportações. Os dados são do Ceramics Of Brasil, projeto setorial da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer),

Transporte aéreo internacional
Ações

Transporte aéreo internacional vai movimentar US$ 6,2 trilhões em 2018

Um total de US$ 6,2 trilhões em cargas serão transportados, em valor de mercadorias, por aviões até o final de 2018 no mundo. Somente no Brasil, o setor aéreo gera nada menos que 1,1 milhão de empregos, envolvendo 128 aeroportos em todos os estados do país. Dados como este foram trazidos pelo gerente comercial da

Rolar para cima
Previous slide
Next slide