A Allog reafirmou recentemente seu compromisso com a sustentabilidade, a ética e a responsabilidade corporativa ao conquistar o Selo de Responsabilidade EcoVadis 2025. A conquista evidencia a consistência das práticas adotadas pela empresa e sua evolução na integração dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) à estratégia do negócio.
Globalmente reconhecida por avaliar o desempenho de sustentabilidade corporativa de empresas em todo o mundo, a plataforma EcoVadis tem seu modelo de avaliação baseado em critérios rigorosos de ESG e considera
políticas, ações e resultados práticos das organizações avaliadas.
Os quatro pilares da avaliação EcoVadis
A avaliação da EcoVadis é estruturada em quatro pilares essenciais, nos quais a Allog demonstrou maturidade e evolução contínua:
• Meio Ambiente: políticas de sustentabilidade, consumo consciente de energia e água, elaboração do inventário de carbono e publicação do relatório de práticas ESG.
• Práticas trabalhistas e direitos humanos: ações que garantem um ambiente de trabalho seguro, ético e respeitoso.
>> Práticas ESG: Grupo Allog divulga relatório ao mercado
• Ética: políticas de compliance, código de conduta interno e externo e governança corporativa.
• Compras sustentáveis: critérios responsáveis na seleção e relacionamento com fornecedores.
A partir dessa análise, a EcoVadis classifica as empresas em um ranking global, reconhecendo aquelas que demonstram comprometimento real e estruturado com a sustentabilidade.
Práticas sustentáveis que fazem a diferença
A empresa já tinha conquistado, inicialmente, o Selo EcoVadis em 2024 e repetiu o feito em 2025 após novos avanços. Entre as iniciativas que contribuíram para a conquista do selo, destaca-se a gestão adequada de resíduos nas unidades da Allog, na consolidação de sua política de sustentabilidade e na transparência das informações divulgadas em seu relatório de práticas ESG.
Em Itajaí, as lixeiras foram organizadas conforme o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), com separação por categoria, promovendo a destinação correta dos resíduos e fortalecendo a cultura ambiental entre os colaboradores.
Além disso, a implantação da Política de Compliance e do Código de Conduta Interno e Externo da Allog no último ano fortaleceram a governança corporativa e promoveram relações transparentes que asseguram práticas éticas em toda a cadeia de valor. “A conquista da edição 2025 demonstra que sustentabilidade e integridade fazem parte da nossa estratégia, refletidas em políticas, processos e ações concretas que geram impacto positivo para o negócio, para as pessoas e para o meio ambiente”, explica Mikaias da Cunha Benevides, analista de Sistema da Qualidade da Allog.
“Seguimos comprometidos em evoluir continuamente, contribuindo para uma cadeia logística mais sustentável, transparente e alinhada às melhores práticas globais”, finaliza Mikaias.


