Os destaques ligados às ações de responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa do Grupo Allog acabam de ser divulgados no primeiro Relatório de Práticas ESG da empresa. O documento o objetivo de comunicar valores, estratégias e práticas, bem como os compromissos e metas para a contínua evolução na jornada de responsabilidade corporativa.
“Este marco representa uma conquista significativa em nosso caminho de crescimento e demonstra o compromisso com a transparência, responsabilidade e práticas de negócios sustentáveis. Durante o período deste relatório, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, avançamos mais um passo na direção do desenvolvimento sustentável. Incluindo a identificação e pesquisas sobre as melhores práticas ESG do mercado”, observa o CEO do Grupo Allog, Anderson Venâncio.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Muitas das práticas expostas no relatório estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma iniciativa composta por 17 metas voltadas para abordar desafios globais. O documento expõe compromissos em diversas áreas-chave, que abrangem desde direitos humanos e trabalhistas até a preservação do meio ambiente e a ética nos negócios.
O Grupo Allog encerrou o ano com 350 colaboradores e um percentual de liderança feminina de 50%. Também foi criado um conselho consultivo, e aprimorada a política de compliance antissuborno.
No âmbito social, a empresa desenvolveu nova edição do projeto Capacitar, em parceria com o Instituto Crescer. Nele, jovens em situação de vulnerabilidade social de Itajaí (SC) são qualificados para o mercado de trabalho. Outro destaque foi o projeto Enter, realizado em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para o desenvolvimento de profissionais de tecnologia.
Desempenho e certificações especiais
No desempenho operacional, a Allog movimentou 105.624 TEUs no modal marítimo, 3.820 toneladas no modal aéreo, carregou 5.422 veículos de carga e realizou 29.658 desembaraços aduaneiros. A empresa também expandiu com a aquisição de parte das empresas FTrade e Fortallog, especialistas na logística de frutas com sede no Nordeste.
O ano também foi marcado pela conquista novamente da certificação Great Place to Work (GPTW) e a manutenção do ISO 9001 e da certificação OEA – Operador Econômico Autorizado. No âmbito ambiental, a empresa aprimorou uma série de ações que colaboram com o planeta, com a gestão de resíduos, incluindo a coleta de pilhas, esponjas e lacres de alumínio, além da redução do uso de plástico.
>>> Baixe aqui o Relatório de Práticas ESG da Allog.