O Ano Novo Chinês: planeje a logística para o período

Compartilhe esse artigo

O Ano Novo Chinês se aproxima e gerará impacto significativo no transporte internacional. Em 2020, a China irá parar de 24 a 30 de janeiro. Neste período, escritórios, fábricas e portos do país permanecem fechados, permitindo que os trabalhadores tenham tempo de viajar para passar o feriado mais importante do ano com suas famílias.

A economia para durante os 7 dias, mas atrasos e interrupções adicionais geralmente ocorrem nas semanas anteriores e posteriores à folga. Para empresas brasileiras que importam mercadorias da China, o desafio é criar estratégias para minimizar o impacto no fluxo de cargas.

Planejamento logístico

Maiara Cordova, gerente de produtos da Allog, explica que planejamento e a preparação são fundamentais para gerenciar os desafios que podem ocorrer durante o Ano Novo Chinês. “Neste período, a ação mais acertada é antecipar os pedidos de importação. O  ideal é que os embarques sejam realizados até dezembro do ano anterior”,  ensina.

Também é importante que o importador analise todos os pontos da cadeia logística, como tempo médio da liberação da carga e, se no momento da chegada, haverá espaço de estocagem para o pedido antecipado. “É fundamental avaliar todos os aspectos envolvendo a importação. Isso inclui a relação de tempo e espaço para evitar custos extras após a chegada da mercadoria no Brasil”, explica.

O Ano Novo Chinês

Como você pode se preparar?

1) Crie estoque suficiente, considerando um período de até quatro semanas após o Ano Novo Chinês.

2) Forneça uma previsão da carga esperada ao representante do seu remetente.

3) Informe seu remetente sobre suas remessas prioritárias, caso haja apenas espaços muito limitados.

4) Procure ajuda com uma agência de logística internacional especializada.

Através de sua expertise em logística internacional, a Allog está preparada para fazer a análise das necessidades de importadores e exportadores. O objetivo é minimizar os impactos do Ano Novo Chinês. Para isso, conforme Maiara, é fundamental que o cliente repasse todas as informações necessárias para que a Allog avalie os cenários e elabore o planejamento mais acertado.

QUER ENTENDER MELHOR COMO SE PREPARAR PARA O ANO NOVO CHINÊS? Contate a equipe ALLOG e tire todas as dúvidas.

Como o  Ano Novo Chinês pode afetar seus negócios?

Tempos de produção e cotação mais longos: o tempo de produção será atrasado e as solicitações de cotação serão processadas mais lentamente.

Redução de pessoal: alguns operários decidem não voltar ao local de trabalho após as férias. Essa alta rotatividade significa que os tempos de produção estimados anteriormente podem precisar ser estendidos.

Filas de produção: quanto mais tarde os pedidos forem enviados, mais na fila de produção eles serão colocados. Com o backup de um mês em pedidos, as fábricas processarão primeiro os pedidos de seus parceiros preferidos.

O Ano Novo Chinês

Mais artigos

Notícias do Mercado

Cresce a importação de produtos têxteis no Brasil

A importação total de produtos têxteis no Brasil cresceu 32,82,% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Tal crescimento tem ainda maior representatividade em empresas de logística como a Allog International Transport, cujas importações de produtos têxteis cresceram nada

Hugo Arruda Pereira
Geral

Hugo Arruda Pereira é o novo parceiro do Grupo Allog

Um novo parceiro comercial foi recentemente integrado ao Grupo Allog: Hugo Arruda Pereira. A expansão nacional anunciada pela empresa neste início de 2022 inclui a chegada do executivo à Allog. Nome de peso no cenário de comércio exterior do país, Hugo atuou por 43 anos nas empresas Itápolis/Itatrans/Agility. O executivo, com profundo conhecimento do negócio,

Rolar para cima
Previous slide
Next slide