Brunello tradicional X moderno

Compartilhe esse artigo

Um Brunello di Montalcino é obrigado a ser envelhecido por um período mínimo de 5 anos antes do lançamento (6 para Riserva). Na maioria dos vinhos Brunellos, você começará a notar duas escolas de pensamento usadas para a rotina de envelhecimento com os vinhos Brunello di Montalcino:

Brunello di Montalcino

Método Tradicional

Alguns produtores preferem o método mais tradicional de usar barricas de carvalho eslavo mais bem usadas (chamadas botte do nordeste da Croácia) que dão pouco lactonas de carvalho ao vinho e são usadas simplesmente como vasos para incentivar o desenvolvimento do sabor terciário através da exposição ao oxigênio. Os vinhos desenvolvem mais sabores de frutas secas, couro e flores e têm um longo potencial de envelhecimento.

Método Moderno

Tomando emprestadas inovações da França em Bordeaux, alguns produtores usam mais barris franceses novos  (chamados barriques) que conferem mais lactonas de carvalho ao vinho e encorajam o desenvolvimento de sabores de frutas pretas, chocolate, açúcar mascavo e baunilha.

Faça sua inscrição aqui.

 

Brunello di Montalcino

Mais artigos

Blog

Tem brasileiro em seleção adversária!

O técnico Tite convocará 23 jogadores para defender a seleção brasileira na Copa 2018, mas pelo menos mais alguns atletas brasileiros têm chances reais de jogar o Mundial a partir de junho, na Rússia. Isso porque outras seleções certamente reforçarão seus elencos com atletas da terrinha. Na classificação para a competição, por exemplo, o Relatório

Blog

Por que colecionadores de vinho adoram Biondi-Santi Brunello?

Mais tradicional e aristocrático vinho tinto da região de Montalcino, na Toscana, o Biondi Santi Brunello di Montalcino é uma das maiores propriedades históricas da Itália. A vinícola foi originalmente fundada pelo graduado em química Clemente Santi – conhecido em 1869 pelas duas medalhas de prata conquistadas por seu “vino rosso scelto (Brunello) de 1865”

Rolar para cima