Brunello tradicional X moderno

Compartilhe esse artigo

Um Brunello di Montalcino é obrigado a ser envelhecido por um período mínimo de 5 anos antes do lançamento (6 para Riserva). Na maioria dos vinhos Brunellos, você começará a notar duas escolas de pensamento usadas para a rotina de envelhecimento com os vinhos Brunello di Montalcino:

Brunello di Montalcino

Método Tradicional

Alguns produtores preferem o método mais tradicional de usar barricas de carvalho eslavo mais bem usadas (chamadas botte do nordeste da Croácia) que dão pouco lactonas de carvalho ao vinho e são usadas simplesmente como vasos para incentivar o desenvolvimento do sabor terciário através da exposição ao oxigênio. Os vinhos desenvolvem mais sabores de frutas secas, couro e flores e têm um longo potencial de envelhecimento.

Método Moderno

Tomando emprestadas inovações da França em Bordeaux, alguns produtores usam mais barris franceses novos  (chamados barriques) que conferem mais lactonas de carvalho ao vinho e encorajam o desenvolvimento de sabores de frutas pretas, chocolate, açúcar mascavo e baunilha.

Faça sua inscrição aqui.

 

Brunello di Montalcino

Mais artigos

Notícias do Mercado

Demanda por flores no Dia dos Namorados impulsiona importações da Colômbia

A demanda nacional está ajudando a impulsionar a importação brasileira de flores. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o faturamento com as vendas do produto vem crescendo significativamente nos últimos anos. O mercado nacional gerou nada menos que R$ 5,7 bilhões em negócios em 2014, R$ 6,2 bilhões em 2015 e, em

Blog

Brunello Di Montalcino: o mais extraordinário vinho da Itália

O Brunello di Montalcino é um dos mais extraordinários e raros vinhos tintos da Itália e do mundo. Produzido com um tipo de sangiovese toscano local chamado Brunello, é notável por ter bagas de pele mais espessas. Por isso, a Brunello produz vinhos com sabores de frutas excepcionalmente ousados, alto teor de tanino e alta

Rolar para cima