Brunello tradicional X moderno

Compartilhe esse artigo

Um Brunello di Montalcino é obrigado a ser envelhecido por um período mínimo de 5 anos antes do lançamento (6 para Riserva). Na maioria dos vinhos Brunellos, você começará a notar duas escolas de pensamento usadas para a rotina de envelhecimento com os vinhos Brunello di Montalcino:

Brunello di Montalcino

Método Tradicional

Alguns produtores preferem o método mais tradicional de usar barricas de carvalho eslavo mais bem usadas (chamadas botte do nordeste da Croácia) que dão pouco lactonas de carvalho ao vinho e são usadas simplesmente como vasos para incentivar o desenvolvimento do sabor terciário através da exposição ao oxigênio. Os vinhos desenvolvem mais sabores de frutas secas, couro e flores e têm um longo potencial de envelhecimento.

Método Moderno

Tomando emprestadas inovações da França em Bordeaux, alguns produtores usam mais barris franceses novos  (chamados barriques) que conferem mais lactonas de carvalho ao vinho e encorajam o desenvolvimento de sabores de frutas pretas, chocolate, açúcar mascavo e baunilha.

Faça sua inscrição aqui.

 

Brunello di Montalcino

Mais artigos

Notícias do Mercado

Como a Declaração Única de Exportação (DU-E) pode beneficiar as empresas exportadoras

No dia 23 de março, o Diário Oficial da União (DOU) publicou os atos normativos da RFB (Receita Federal do Brasil) e da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) instituindo e disciplinando o despacho aduaneiro de exportação processado por meio de Declaração Única de Exportação (DU-E). São eles: a Instrução Normativa RFB nº 1.702, Portaria Conjunta RFB/SECEX nº

Blog

Brunello conquista status DOCG

O Brunello di Montalcino foi o primeiro vinho na Itália a receber o famoso status DOCG (denominação de origem controlada e garantida) por diretrizes rigorosas de controle de qualidade. O território é bem definido e compacto em 4.700 acres de vinhedos, praticamente sem espaço para expansão. O Brunello também se beneficia do que muitos reconhecem

Rolar para cima