Por que é barato contratar seguro de carga na logística internacional?

Compartilhe esse artigo

As diferentes etapas que envolvem a movimentação de uma carga de um país a outro demandam um planejamento específico. No universo da exportação e importação, uma dúvida costumava pairar sobre as negociações que envolviam a logística internacional: se levado em conta riscos e valores, vale ou não a pena contratar seguro de carga?

Acompanhando o crescimento do Comércio Exterior no Brasil, o seguro de carga no transporte vem crescendo anualmente no país. A abertura do mercado de resseguros, há pouco mais de 10 anos, trouxe competitividade ao setor. Isso porque novos players surgiram no segmento, contribuindo substancialmente para a redução dos custos.

O gerente de produto Marítimo da Allog, Roberto Ruiz, explica que a ampla e diversificada carteira de clientes da empresa e serviços exclusivos fazem com que o custo de contratar seguro de carga seja ainda mais competitivo. “Desta forma, ao custo de alguns décimos percentuais, valor irrisório frente aos demais valores das operações logísticas internacionais, a reposição das mercadorias está garantida”, observa. O preço de contratar seguro de carga também é afetado pelo mutualismo. Ou seja, quanto mais contratos são efetivados, maior a tendência de redução do custo.

contratar seguro de carga

Quais cargas precisam de seguro?

A Allog indica a contratação de seguro de cargas para todas as operações. Isso porque qualquer embarque está exposto a riscos que são inerentes ao transporte internacional e movimentação de mercadorias. No caso de embarques de madeira, diversos são os fatores que justificam contratar seguro de carga. Isso inclui riscos de incêndio, explosão, acidentes, cargas lançadas ao mar e avaria grossa.

Para que os exportadores se conscientizem da importância de contratar seguro de suas cargas, a Allog tem desenvolvido ações específicas ao mercado. A empresa também acaba de lançar um seguro dedicado para exportadores de madeira. Com preços e condições especiais, é oferecido em parceria com uma seguradora especializada em transporte de cargas.

ENTENDA O RISCO DE NÃO CONTRATAR UM SEGURO DE CARGA

Ruiz lembra que a dinâmica e competitividade de um mundo globalizado remetem à necessidade de respostas rápidas e com responsabilidade. “É isso o que o seguro propicia ao exportador. No caso de um sinistro, ele tem a garantia de reposição da mercadoria. E pode assumir seu compromisso com muito mais agilidade e segurança, e sem ter que esperar por terceiros”, destaca. Além disso, explica que as condições comerciais de centésimos percentuais obtidas pela Allog para o seguro de madeira são ímpares, fazendo com que o custo do serviço tenha impacto praticamente zero na operação.

Tempo de ressarcimento

A Allog possui um time dedicado às operações de seguro, o que permite um atendimento global eficiente e ágil. No caso de um sinistro, basta envolver a equipe do seguro que esta cuidará de todos os detalhes, como acionar a seguradora, o prestador de serviço para atendimento no local, emissão e envio das cartas protestos e monitoramento completo até a finalização do processo de indenização.

O tempo de ressarcimento de um sinistro varia de acordo com a particularidade da ocorrência. Pelas condições da apólice, a seguradora tem prazo de 30 dias para efetuar a indenização após a entrega de todos os documentos. Nas operações da Allog, as indenizações têm sido efetuadas, em média, entre 15 e 20 dias.

Quer saber mais sobre contratação de seguro de carga para sua carga?

contratar seguro de carga

Mais artigos

Blog

MDIC lança novo serviço eletrônico relacionado ao regime de drawback

A partir do dia 15 de maio, solicitações de alteração de titularidade de atos concessórios de drawback serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal Único. Brasília (14 de maio) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) disponibiliza, a partir de amanhã (15 de maio),

Ações

Allog apoia jogo para ajudar vítimas do acidente da Chapecoense

Jogadores consagrados do futebol nacional e mundial entram em campo na Arena Índio Condá às 20h30 desta sexta, 22 de dezembro, por uma causa justa. Tinga (ex-volante), Túlio de Melo (Chapecoense), Ricardo Goulart (futebol chinês), Taison (Shakhtar Donetsk), Marcelo Moreno (futebol chinês), Willian Bigode (Palmeiras), Juan (Flamengo), Fred (Shakhtar Donetsk), Alan Ruschel (Chapecoense), entre outros

Rolar para cima