As diferentes etapas que envolvem a movimentação de uma carga de um país a outro demandam um planejamento específico. No universo da exportação e importação, uma dúvida costumava pairar sobre as negociações que envolviam a logística internacional: se levado em conta riscos e valores, vale ou não a pena contratar seguro de carga?
Acompanhando o crescimento do Comércio Exterior no Brasil, o seguro de carga no transporte vem crescendo anualmente no país. A abertura do mercado de resseguros, há pouco mais de 10 anos, trouxe competitividade ao setor. Isso porque novos players surgiram no segmento, contribuindo substancialmente para a redução dos custos.
O gerente de produto Marítimo da Allog, Roberto Ruiz, explica que a ampla e diversificada carteira de clientes da empresa e serviços exclusivos fazem com que o custo de contratar seguro de carga seja ainda mais competitivo. “Desta forma, ao custo de alguns décimos percentuais, valor irrisório frente aos demais valores das operações logísticas internacionais, a reposição das mercadorias está garantida”, observa. O preço de contratar seguro de carga também é afetado pelo mutualismo. Ou seja, quanto mais contratos são efetivados, maior a tendência de redução do custo.
Quais cargas precisam de seguro?
A Allog indica a contratação de seguro de cargas para todas as operações. Isso porque qualquer embarque está exposto a riscos que são inerentes ao transporte internacional e movimentação de mercadorias. No caso de embarques de madeira, diversos são os fatores que justificam contratar seguro de carga. Isso inclui riscos de incêndio, explosão, acidentes, cargas lançadas ao mar e avaria grossa.
Para que os exportadores se conscientizem da importância de contratar seguro de suas cargas, a Allog tem desenvolvido ações específicas ao mercado. A empresa também acaba de lançar um seguro dedicado para exportadores de madeira. Com preços e condições especiais, é oferecido em parceria com uma seguradora especializada em transporte de cargas.
ENTENDA O RISCO DE NÃO CONTRATAR UM SEGURO DE CARGA
Ruiz lembra que a dinâmica e competitividade de um mundo globalizado remetem à necessidade de respostas rápidas e com responsabilidade. “É isso o que o seguro propicia ao exportador. No caso de um sinistro, ele tem a garantia de reposição da mercadoria. E pode assumir seu compromisso com muito mais agilidade e segurança, e sem ter que esperar por terceiros”, destaca. Além disso, explica que as condições comerciais de centésimos percentuais obtidas pela Allog para o seguro de madeira são ímpares, fazendo com que o custo do serviço tenha impacto praticamente zero na operação.
Tempo de ressarcimento
A Allog possui um time dedicado às operações de seguro, o que permite um atendimento global eficiente e ágil. No caso de um sinistro, basta envolver a equipe do seguro que esta cuidará de todos os detalhes, como acionar a seguradora, o prestador de serviço para atendimento no local, emissão e envio das cartas protestos e monitoramento completo até a finalização do processo de indenização.
O tempo de ressarcimento de um sinistro varia de acordo com a particularidade da ocorrência. Pelas condições da apólice, a seguradora tem prazo de 30 dias para efetuar a indenização após a entrega de todos os documentos. Nas operações da Allog, as indenizações têm sido efetuadas, em média, entre 15 e 20 dias.
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