Importação de placas fotovoltaicas é aquecida pelo mercado de energia solar

Compartilhe esse artigo

A geração e o uso de energia solar têm crescido de forma acelerada e feito crescer a importação de placas fotovoltaicas no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente no primeiro semestre de 2021, foram 142.199 novas adesões de consumidores à modalidade. O número é 44,3% maior que o crescimento verificado no primeiro semestre de 2020, quando foram instaladas 98.502 novas miniusinas.

importação de placas fotovoltaicas

A expansão acontece em todos os estados do Brasil. Minas Gerais, onde há benefícios tributários mais relevantes, foi o segundo estado com mais clientes novos no primeiro semestre: 23.614. O número é bem próximo ao de São Paulo, que registrou 23.973 clientes novos e ficou em primeiro lugar.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), o mercado cresce desde 2012, quando a Aneel iniciou a regulamentação que afeta o segmento.

EFEITOS NA IMPORTAÇÃO DE PLACAS FOTOVOLTAICAS

O crescimento do uso da fonte alternativa de energia também está impulsionando a importação placas fotovoltaicas para o setor. Dados da Allog apontam que entre 2019 e 2020 as importações de placas fotovoltaicas intermediadas pela companhia cresceram 63,5%, índice muito próximo ao crescimento nacional do setor no ano passado, que ficou em 70%.

Maiara Cordova, gerente de produto importação marítima da Allog, destaca que, se comparado os seis primeiros meses de 2021 com o mesmo período do ano anterior, o volume importado cresceu 30,5%.

GRANDES PROJETOS

Os grandes projetos do setor estão concentrados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. Conforme Anderson Venâncio, vice-presidente da Allog, grande parte das importações de placas que chegam ao país com logística definida pela Allog tem como destino os portos do Nordeste, a exemplo de Salvador e Suape.

“Além de atender grandes projetos, a empresa tem demandas de clientes que focam na distribuição interna, com destino para os portos de Santos, Navegantes e Paranaguá, por exemplo”, acrescenta. Em sua maioria, conforme Venâncio, as placas fotovoltaicas saem dos portos de Shanghai e Ningbo, ambos na China.

Precisa conhecer melhor sobre a logística que envolve a importação de placas solares ao Brasil?

importação de placas fotovoltaicas

Mais artigos

porto de santos
Blog

O gigantismo do Porto de Santos: o maior da América Latina

Poucos portos brasileiros operam todos os tipos de carga: de granéis (sólidos ou líquidos, vegetais ou químicos) a contêineres, passando pelas cargas gerais, cargas de projeto e veículos. Neste seleto grupo, está o Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Maior complexo portuário da América Latina, o cais santista conta com terminais especializados nos

Blog

Carga de projeto: logística especial movimenta gerador de 67 toneladas

Uma carga de projeto exigiu uma logística especial por parte do time Allog. Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura será um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística

Rolar para cima