Proximidade do Natal aumenta importações da China

Compartilhe esse artigo

Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importações da China de produtos para o Natal. O desejo de montar uma decoração bonita, seja para receber convidados ou curtir o clima da época, também rende dividendos à atividade econômica no período. As importações vão desde brinquedos, produtos para lojas de R$ 1,99 e pinheiros artificiais, até itens que podem ser aproveitados ao longo do ano.

Os chineses são os maiores exportadores dos enfeites de Natal que chegam ao Brasil. As importações da China costumam atingir seu auge nos meses de agosto e setembro, quando desembarcam até 60% dos enfeites de Natal daquele país. Entre os itens de presentes importados da China pelo agente de cargas Allog International Transport em 2017 estão os eletroportáteis, com um crescimento de 104% no período de maio a agosto na comparação com janeiro a abril.

importações da China

 “Sabe-se que em anos economicamente aquecidos é possível registrar um fluxo alto de importações até a primeira quinzena de outubro, último período para embarque das cargas destinadas ao Natal”, destaca Maiara Cordova, coordenadora de produto de importação marítima da Alllog, empresa agente de cargas. Em 2016, o volume importado de janeiro a abril, segundo a Antaq, teve média mensal de 2,3 milhões de toneladas. Já no peak season – período que reflete o aumento de importação vinda da Ásia – a média mensal foi de 2,6 milhões de toneladas, chegando ao pico de 2,8 milhões de toneladas. A alta é de 22,5% em relação à média mensal dos quatro primeiros meses do ano.

ENTENDA COMO O PEAK SEASON AFETA IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES

Outro segmento do comércio que registra ganhos no período de Natal é o de iluminação e elétrica. As lojas do ramo investem na importação dos famosos pisca-piscas e em enfeites movidos à eletricidade. Algumas compram também guirlandas, árvores e bonecos, na tentativa de aproveitar o movimento maior trazido pelo período.

Faça download gratuíto do eBook Peak Season aqui e saiba mais sobre esse assunto.

Mais artigos

Semana Cultural Allog transforma informação em conhecimento

A Allog, empresa especializada em logística internacional com matriz em Itajaí (SC), promove de 16 a 18 de julho a “4ª Semana Cultural Allog”. O objetivo é promover o acesso a atualizações e conhecimento sobre mercado logístico, com foco nos colaboradores. Com uma programação diversificada, a Semana Cultural será realizada no auditório da empresa,  a

Chocotones da Padaria SOS Vida Jovem são presentes especiais para o Natal

Quer praticar o espírito de solidariedade e a importância de investir em ações e projetos sociais, mas não sabe como? A Allog International Transport já escolheu a receita que vai utilizar nos seus panetones e chocotones que distribuirá neste fim de ano. Eles sairão dos fornos da “Padaria SOS Vida Jovem”, cujos recursos são aplicados

Rolar para cima
Previous
Next