Peak Season: planejamento extra para importação de cargas da Ásia

Compartilhe esse artigo

Com a intensificação das importações da Ásia para o Brasil e a saída de serviços marítimos que atendem a rota, as empresas precisam elaborar um planejamento extra e antecipar as compras, evitando perdas e complicações com relação ao recebimento das mercadorias. De acordo com Maiara Cordova, coordenadora de produto de importação marítima da Allog International Transport, ainda que o País esteja passando por um período de ajustes na economia, não há estimativas de mudanças no cenário no que diz respeito ao chamado “peak season” – período em que aumentam os volumes de importação da Ásia para o Brasil – que neste ano começou em abril, mas tradicionalmente se estende de maio a setembro, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

planejamento extra

Em 2016, o volume importado de janeiro a abril, segundo a Antaq, teve média mensal de 2,3 milhões de toneladas. Já no período de peak season, a média mensal foi de 2,6 milhões de toneladas, chegando ao pico de 2,8 milhões de toneladas, uma alta de 22,5% em relação à média mensal dos quatro primeiros meses do ano. “Sabe-se que em anos economicamente aquecidos é possível registrar um fluxo alto de importações até a primeira quinzena de outubro, último período para embarque das cargas destinadas ao Natal”, reforça Maiara. A coordenadora explica que, com o aumento do volume de importações, as companhias marítimas passam a restringir o espaço nos navios e determinar o tipo de carga para ter a bordo.

O alvo do momento, segundo ela, são cargas leves e contêineres de 40\’DRY (carga geral), 40\’HC (maior que o contêiner dry) e de 40\’Reefer (cargas frigorificadas) ou NOR (“Non Operating Reefer). Além disso, como a relação entre carga e espaço continua desequilibrada, com mais carga do que espaço, os armadores falam em overbooking médio de 20% por semana nas linhas que atendem a região asiática.

Produtos

A lista de produtos importados da Ásia continua bastante diversificada, com destaque para o mercado têxtil, químicos, artigos domésticos, eletrônicos e pneus. A previsão é que, a partir deste mês de agosto, ocorra um aumento na demanda de brinquedos, artigos de R$ 1,99 e decoração para atender o Natal.

Maiara explica que, para evitar prejuízos nesta época do ano, o importador deve atuar de maneira estratégica, focando na data de chegada e analisando a necessidade do cliente final. “Assim é possível programar os embarques com mais antecedência e evitar prejuízos”, completa.

planejamento extra

Mais artigos

Hospital de Amor Campinas
Geral

Hospital de Amor Campinas: Allog é parceira de jantar beneficente

O Grupo Allog será um dos apoiadores do jantar beneficente em prol do Hospital de Amor Campinas – entidade ligada ao Hospital de Amor Barretos, no interior de São Paulo. O jantar será realizado no dia 26 de outubro, na casa de shows Premium Paulínia, e contará com a apresentação das cantoras Maiara e Maraisa.

COP 30
Geral

COP 30: Operação aérea urgente leva cabos de internet a Belém

Uma operação aérea urgente em solo brasileiro garantiu uma etapa essencial nos bastidores da COP 30, em Belém (PA). Por meio do nosso Departamento de Frete Aéreo, coordenamos uma complexa operação logística para garantir a chegada, em tempo recorde, dos cabos de conexão responsáveis por viabilizar a infraestrutura de internet do evento. A carga, vinda

Rolar para cima