Uso de isotank e flexitank tem demanda aquecida no Brasil

Compartilhe esse artigo

Considerada uma forma simples, rápida e econômica para transportar granéis líquidos em mais de um modal de transporte, os isotanks e flexitanks aperfeiçoam o sistema de logística e tem demanda aquecida no Brasil. Desenvolvidos para o transporte de materiais variados, os equipamentos se adequam a qualquer modal. A Allog International Transport utiliza os equipamentos para transporte de produtos como glicerina, óleos, ácido, lubrificantes e produtos químicos desde 2008 e já sente crescimento da procura.

isotank e flexitank

Em 2016, a utilização de isotanks e flexitanks cresceu 18% entre os clientes, com previsão de manter o avanço na casa de dois dígitos (entre 20% e 30%) em 2017. Como regra geral, a demanda de contêineres tanques aumenta em um múltiplo de 1,5 vezes a taxa de crescimento do PIB dos países emergentes, de acordo com a Drewry Maritime Research.

Destinado prioritariamente a produtos químicos, gases e líquidos em geral, o isotank é bastante seguro e prático para o transporte doméstico, internacional ou armazenamento de cargas.

O analista de produto da Allog, Rodrigo Portes, explica que o sistema isotank traz diferentes benefícios para a logística e o Brasil conta com estrutura profissional, com ampla disponibilidade de equipamentos, diversos fornecedores, tarifas flexíveis, segurança e otimização de custo. A vantagem da utilização deste tipo de equipamento é garantir a segurança durante todo o transporte (ponta a ponta), assegurando que o produto não sofra interferências na qualidade, preservando assim a integridade do mesmo.

Já o Flexitank, além de oferecer segurança e baixo custo, é ecologicamente correto – depois de utilizado, é descartado com orientação dos órgãos regulamentadores. Fácil de armazenar, não ocupa muito espaço e tem maior capacidade de carga se comparado a tambores.

SAIBA MAIS

O que é Isotank: tipo de contêiner em formato cilíndrico, projetado para transporte de cargas líquidas (alimentos e químicos). A densidade do produto é que vai denominar quantos litros/tonelagem podem ser estufados. Em alguns casos, onde o destino da carga é um lugar com temperaturas mais baixas, é necessário utilizar o equipamento para conseguir retirar o conteúdo. Cada isotank possui um certificado próprio, que atesta a qualidade e finalidade do equipamento e que deve estar atualizado para embarque.

Flexitank: bolsa extremamente resistente utilizada para embarque dentro de um contêiner. O equipamento precisa ser vistoriado por um profissional especializado para selecionar os contêineres em bom estado. Após a seleção, é feito o “fitting”, que seria a montagem do flexitank dentro do contêiner. Essa montagem precisa ser efetuada por profissionais capacitados, assegurando que o flexitank não tenha atritos com o contêiner, evitando assim eventuais furos ou danos.

Conheça as vantagens do uso de flexitank, em: AS 7 VANTAGENS DE TRANSPORTAR COM FLEXITANK

isotank e flexitank

Mais artigos

Novidades

Você conhece a Instrução Normativa 32, a IN 32?

A Instrução Normativa 32, a IN 32, estabelece procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes ou peças de madeira, em formato bruto, que serão utilizadas para a confecção de embalagens e suportes destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou a exportar. Em quais modais se aplicam a IN 32? Aéreo e marítimo. Em

DDP aos Estados Unidos
Geral

DDP aos Estados Unidos: cotação pode sofrer alterações

A mudança no cenário das cotações DDP aos Estados Unidos pode impactar as empresas que exportam para o país. Hoje, as cotações DDP (Delivered Duty Paid) são baseadas no acordo GSP (Generalized System of Preferences), do qual o Brasil é signatário. Isso significa que, quando determinado HS Code (Sistema Harmonizado de Descrição e Codificação de

Rolar para cima
Previous slide
Next slide