Uso de isotank e flexitank tem demanda aquecida no Brasil

Compartilhe esse artigo

Considerada uma forma simples, rápida e econômica para transportar granéis líquidos em mais de um modal de transporte, os isotanks e flexitanks aperfeiçoam o sistema de logística e tem demanda aquecida no Brasil. Desenvolvidos para o transporte de materiais variados, os equipamentos se adequam a qualquer modal. A Allog International Transport utiliza os equipamentos para transporte de produtos como glicerina, óleos, ácido, lubrificantes e produtos químicos desde 2008 e já sente crescimento da procura.

isotank e flexitank

Em 2016, a utilização de isotanks e flexitanks cresceu 18% entre os clientes, com previsão de manter o avanço na casa de dois dígitos (entre 20% e 30%) em 2017. Como regra geral, a demanda de contêineres tanques aumenta em um múltiplo de 1,5 vezes a taxa de crescimento do PIB dos países emergentes, de acordo com a Drewry Maritime Research.

Destinado prioritariamente a produtos químicos, gases e líquidos em geral, o isotank é bastante seguro e prático para o transporte doméstico, internacional ou armazenamento de cargas.

O analista de produto da Allog, Rodrigo Portes, explica que o sistema isotank traz diferentes benefícios para a logística e o Brasil conta com estrutura profissional, com ampla disponibilidade de equipamentos, diversos fornecedores, tarifas flexíveis, segurança e otimização de custo. A vantagem da utilização deste tipo de equipamento é garantir a segurança durante todo o transporte (ponta a ponta), assegurando que o produto não sofra interferências na qualidade, preservando assim a integridade do mesmo.

Já o Flexitank, além de oferecer segurança e baixo custo, é ecologicamente correto – depois de utilizado, é descartado com orientação dos órgãos regulamentadores. Fácil de armazenar, não ocupa muito espaço e tem maior capacidade de carga se comparado a tambores.

SAIBA MAIS

O que é Isotank: tipo de contêiner em formato cilíndrico, projetado para transporte de cargas líquidas (alimentos e químicos). A densidade do produto é que vai denominar quantos litros/tonelagem podem ser estufados. Em alguns casos, onde o destino da carga é um lugar com temperaturas mais baixas, é necessário utilizar o equipamento para conseguir retirar o conteúdo. Cada isotank possui um certificado próprio, que atesta a qualidade e finalidade do equipamento e que deve estar atualizado para embarque.

Flexitank: bolsa extremamente resistente utilizada para embarque dentro de um contêiner. O equipamento precisa ser vistoriado por um profissional especializado para selecionar os contêineres em bom estado. Após a seleção, é feito o “fitting”, que seria a montagem do flexitank dentro do contêiner. Essa montagem precisa ser efetuada por profissionais capacitados, assegurando que o flexitank não tenha atritos com o contêiner, evitando assim eventuais furos ou danos.

Conheça as vantagens do uso de flexitank, em: AS 7 VANTAGENS DE TRANSPORTAR COM FLEXITANK

isotank e flexitank

Mais artigos

exportação de madeira
Geral

Exportação de madeira para os Estados Unidos cresce no primeiro semestre de 2024

O setor de exportação de madeira para os Estados Unidos vive um momento de retomada, impulsionado pelo aumento da demanda no mercado americano. No primeiro semestre de 2024, as exportações brasileiras para o país registraram o embarque de 56.185 TEUs do produto. Trata-se de um crescimento de 17,11% em comparação ao mesmo período do ano

Blog

Drawback: 6 perguntas para entender o regime aduaneiro especial

Você sabe o que é drawback? Quem trabalha com processos logísticos internacionais, certamente já ouviu pelo menos falar sobre ele. Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Instituído em 1966, o drawback é a suspensão ou isenção de tributos sobre insumos importados para produtos a serem exportados.

Rolar para cima