Packing List: qual a importância no Comércio Exterior?

Compartilhe esse artigo

A Receita Federal do Brasil (RFB) define o Romaneio de Carga (Packing List – PL) como o documento que discrimina todas as características ou componentes de uma carga. Em outras palavras, este romaneio tem o objetivo de descrever detalhadamente como o volume está disposto, com o objetivo de facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além da conferência por parte da fiscalização no momento do embarque e desembarque.

O packing list é geralmente preenchido pelo exportador, pois é necessário o completo detalhamento das embalagens que compõe a carga. Além destes detalhes (tamanho e peso), pode-se encontrar também o incoterm, NCM, entre outras informações que são importantes durante o processo operacional de exportação e importação. Nos casos em que o incoterm abrange entrega e coleta, este documento pode trazer também os endereços dos respectivos para a operação.

Packing List

Com o Packing List, também é possível consultar informações para atender demandas esporádicas do armador, companhia aérea ou coloader (consolidador de carga), sem precisar acionar o exportador. Na visão do importador, este documento também auxiliará na melhor forma de recepção e desembarque da mercadoria, principalmente em cargas de alto valor, paletizadas, frágeis e de grandes dimensões/peso.

Por outro lado, existem situações de cargas onde o packing list não se faz necessário, como por exemplo: cargas graneis, automóveis e máquinas/equipamentos de grande porte, identificados pelo número do chassi e número de série, respectivamente.

SAIBA QUAIS SÃO OS 5 DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Segundo informações colhidas no website da Receita Federal, a não-apresentação do romaneio de carga (packing-list) na instrução do despacho aduaneiro (em situações em que seja prática corrente sua emissão) pode resultar em aplicação da multa de R$ 500 prevista na alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.

Por fim, fica claro a importância da utilização e correto preenchimento deste documento para a segurança e otimização de todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega no cliente final, seja este embarque marítimo, aéreo ou rodoviário.

Packing List

Mais artigos

Blog

Porto de Santos movimenta 18,672 milhões de toneladas e registra recorde bimestral

Santos – A movimentação de cargas através do complexo portuário santista no primeiro bimestre de 2018 atingiu 18.672.567t, superando em 9,6% o verificado em igual período do ano passado e estabelecendo novo recorde para o acumulado. O mês de fevereiro manteve praticamente o mesmo desempenho apresentado no ano anterior, representando a segunda maior marca dentre

Blog

MDIC lança novo serviço eletrônico relacionado ao regime de drawback

A partir do dia 15 de maio, solicitações de alteração de titularidade de atos concessórios de drawback serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal Único. Brasília (14 de maio) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) disponibiliza, a partir de amanhã (15 de maio),

Rolar para cima
Previous slide
Next slide