Packing List: qual a importância no Comércio Exterior?

Compartilhe esse artigo

A Receita Federal do Brasil (RFB) define o Romaneio de Carga (Packing List – PL) como o documento que discrimina todas as características ou componentes de uma carga. Em outras palavras, este romaneio tem o objetivo de descrever detalhadamente como o volume está disposto, com o objetivo de facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além da conferência por parte da fiscalização no momento do embarque e desembarque.

O packing list é geralmente preenchido pelo exportador, pois é necessário o completo detalhamento das embalagens que compõe a carga. Além destes detalhes (tamanho e peso), pode-se encontrar também o incoterm, NCM, entre outras informações que são importantes durante o processo operacional de exportação e importação. Nos casos em que o incoterm abrange entrega e coleta, este documento pode trazer também os endereços dos respectivos para a operação.

Packing List

Com o Packing List, também é possível consultar informações para atender demandas esporádicas do armador, companhia aérea ou coloader (consolidador de carga), sem precisar acionar o exportador. Na visão do importador, este documento também auxiliará na melhor forma de recepção e desembarque da mercadoria, principalmente em cargas de alto valor, paletizadas, frágeis e de grandes dimensões/peso.

Por outro lado, existem situações de cargas onde o packing list não se faz necessário, como por exemplo: cargas graneis, automóveis e máquinas/equipamentos de grande porte, identificados pelo número do chassi e número de série, respectivamente.

SAIBA QUAIS SÃO OS 5 DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Segundo informações colhidas no website da Receita Federal, a não-apresentação do romaneio de carga (packing-list) na instrução do despacho aduaneiro (em situações em que seja prática corrente sua emissão) pode resultar em aplicação da multa de R$ 500 prevista na alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.

Por fim, fica claro a importância da utilização e correto preenchimento deste documento para a segurança e otimização de todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega no cliente final, seja este embarque marítimo, aéreo ou rodoviário.

Packing List

Mais artigos

Blog

Operador Econômico Autorizado (OEA): entenda o que significa

Mas, afinal, o que significa ser um Operador Econômico Autorizado (OEA), na prática? A certificação eleva a empresa a uma posição de parceiro estratégico da Receita Federal do Brasil. Significa que ela é confiável e de baixo risco na hora de fazer negócios com o exterior. Em troca, é possível usufruir de vantagens competitivas, agilizando

queda da ponte de Baltimore
Geral

Queda da Ponte de Baltimore: impactos no transporte marítimo

A queda da ponte de Baltimore (EUA), na madrugada do dia 26 de março, após ser atingida por um navio porta-contêineres, está gerando impactos consideráveis no transporte marítimo americano. Com a queda da estrutura, o acesso ao porto ficou limitado, impactando o setor de commodities e outros produtos que dependem do transporte marítimo nos Estados

Rolar para cima