Toyotismo, ESG e mercado de carros elétricos são destaques na 8ª Semana Cultural Allog

Compartilhe esse artigo

Os desafios e oportunidades que marcam a logística no setor automotivo foram o destaque do terceiro dia da 8ª Semana Cultural Allog, evento anual com o objetivo de compartilhar conhecimento e troca de experiências entre convidados, diretores e colaboradores do Grupo Allog. O tema foi abordado por Evandro Aresi, gerente sênior da Sumitomo Rubber do Brasil, na palestra “A logística na cadeia automobilística e o Toyotismo na gestão da cadeia de suplementos”.

Aresi trouxe um panorama da logística no setor, com foco na filosofia Toyotismo, nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e nos desafios da era dos carros elétricos. A Sumitomo Rubber do Brasil se destaca como um exemplo de empresa inovadora e comprometida com a excelência operacional. A companhia busca aprimorar seus processos e se adaptar às novas realidades do mercado.

Toyotismo

Em seu painel, o executivo destacou as características únicas dos pneus para carros elétricos preveem performance focada em otimizar o desgaste e o nível de ruído, visto que carros elétricos têm maior torque de saída (aumentando o desgaste) e ruído de motor muito menor em comparação aos modelos a combustão. Essa diferença exige pneus com design e compostos específicos para atender os requisitos de performance, durabilidade, sustentabilidade e conforto dos veículos movidos a eletricidade.

Práticas responsáveis                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Aresi abordou ainda a importância das normas ESG para a Sumitomo. Com 12 plantas industriais ao redor do mundo e a filosofia de “atender à necessidade do cliente, com o lucro como consequência”, a empresa busca, de forma continuada, reduzir seu impacto ambiental e promover práticas sociais responsáveis.

>>> Leia também – Infraestrutura Portuária X Alta Demanda:  os efeitos na movimentação de contêineres no Sul e Sudeste.

Ele destacou ainda a influência do Toyotismo (o sistema de produção da Toyota) na gestão da cadeia de suprimentos da Sumitomo. O método Kaizen, que enfatiza a melhoria contínua em todos os processos, é um dos pilares desta filosofia. “O ser humano tem que melhorar todos os dias. Hoje, eu tenho que terminar o dia melhor do que comecei”, pontuou Aresi.

Sumitomo no Brasil                                                                                                                                                             

A fábrica da Sumitomo no Brasil fica localizada no Paraná e é a primeira fora do Japão. Opera 350 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia. A empresa produz 22 mil pneus por dia e consome 300 toneladas de matéria-prima diariamente. Essa alta produtividade exige uma logística impecável, baseada em quatro pilares. São eles: pontualidade no fornecimento, qualidade, método Poka-yoke (mecanismo para evitar erros na logística) e estoques de segurança. Também faz parte desta filosofia o just-in-time, sistema que visa entregar os produtos na hora certa e na quantidade certa, reduzindo custos e otimizando a cadeia de suprimentos.

Aresi reconhece, no entanto, que o cenário nem sempre corresponde às expectativas. Por isso, a Sumitomo está preparada para lidar com imprevistos, mantendo estoques de segurança (just in case) e diversificando seus fornecedores.

Toyotismo

Mais artigos

Novidades

Palestra leva tendência e desafios do mercado de logística para ambiente acadêmico

O maior desafio dos cursos de graduação na área de Logística é preparar os alunos para as transformações que este mercado apresenta quase diariamente. Afinal, que tipo de profissional as empresas do futuro vão contratar? O que se espera destes profissionais? Como lidar com as constantes mudanças tecnológicas e de procedimentos? O que é a

Torcedor Allog 2022

Por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro?

Você sabe por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro? Originalmente realizada durante o inverno no hemisfério sul e no verão no hemisfério norte, a Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez, na primavera no Sul e no outono no Norte do globo terrestre. A razão por trás da mudança

Rolar para cima