Transporte aéreo de carga tem ligeira recuperação em abril

Compartilhe esse artigo

A demanda mundial por transporte aéreo de cargas, medida em toneladas-quilômetro (FTK, na sigla em inglês), aumentou 4,1% em abril ante igual mês de 2017, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). O desempenho do indicador revela uma ligeira recuperação frente à desaceleração vista no mês anterior – o crescimento de 1,8% em março representou a menor taxa em 22 meses.

Transporte aéreo de carga

Já a oferta global por transporte aéreo de cargas, apurada em toneladas-quilômetro disponíveis (AFTK, na sigla em inglês), subiu 5,1% na base anual em abril.

A associação destaca que o ritmo de crescimento da demanda é significativamente mais lento do que o visto na maior parte de 2017, refletindo, em parte, o fim do ciclo de reabastecimento de estoques pelo mundo. Os drivers da demanda do segmento – como o índice de gerentes de compras (PMI) para manufaturas e pedidos para exportação – já têm se afastado dos níveis observados no ano passado.

“Continuamos cautelosamente otimistas de que a demanda crescerá em torno de 4% neste ano. Mas há um indicativo crescente de viés baixista para essa projeção. Os preços do petróleo continuam a aumentar, assim como o discurso protecionista”, escreve o diretor presidente da Iata, Alexandre de Juniac.

Na abertura por regiões, todas mostraram aumento da demanda global por transporte aéreo de carga durante o mês de abril. Na América Latina, o indicador cresceu 10,6%, enquanto a capacidade caiu 4,6%, ambas as comparações na base anual. De acordo com a Iata, o movimento de retomada nos últimos 18 meses reflete os sinais de recuperação no Brasil, maior economia da região.

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Transporte aéreo de carga

Mais artigos

Blog

Como obter uma cotação de frete rapidamente: conheça o caminho

Há mais informações relevantes no momento de obter uma cotação de frete do que apenas inserir o tamanho e o peso de sua mercadoria ao solicitar uma cotação ao parceiro logístico internacional. Uma cotação de frete eficiente depende de muitas variáveis. Se você errar nas informações da sua operação, sua logística pode demorar mais para

exportação de madeira
Geral

Exportação de madeira para os Estados Unidos cresce no primeiro semestre de 2024

O setor de exportação de madeira para os Estados Unidos vive um momento de retomada, impulsionado pelo aumento da demanda no mercado americano. No primeiro semestre de 2024, as exportações brasileiras para o país registraram o embarque de 56.185 TEUs do produto. Trata-se de um crescimento de 17,11% em comparação ao mesmo período do ano

Rolar para cima