Como obter uma cotação de frete rapidamente: conheça o caminho

Compartilhe esse artigo

Há mais informações relevantes no momento de obter uma cotação de frete do que apenas inserir o tamanho e o peso de sua mercadoria ao solicitar uma cotação ao parceiro logístico internacional. Uma cotação de frete eficiente depende de muitas variáveis. Se você errar nas informações da sua operação, sua logística pode demorar mais para sair da origem, ir para o destino errado ou ainda embarcar sem seguro e correr riscos desnecessários.

cotação de frete

Você tem várias opções quando se trata de logística internacional. Uma delas é contratar um agente de cargas que faça a gestão completa da sua logística internacional. Isso significa contar com uma terceirização especializada, que possa gerir opções de redução de custos para a cadeia logística e agregar qualidade de serviço.

Em geral, o conhecimento especializado de um bom agente de carga economiza dinheiro e tempo da empresa. Além disso, traz maior qualidade na cadeia de suprimentos. Um prestador de serviço especializado e de confiança irá facilitar trâmites logísticos, trará maior visibilidade para a operação e ainda atuará com a gestão da operação logística da empresa.

Suporte

Outra vantagem de contar com o apoio de um agente de cargas para uma cotação de frete rapidamente é ter acesso a uma equipe dedicada de profissionais que o ajudam em todas as etapas do caminho. Com empresas especializadas como a Allog, o importador ou exportador apoia-se em uma equipe de suporte que atua como um consultor para as necessidades na logística internacional, com uma visão sistêmica do mercado. Além disso, é informado dos possíveis gargalos logísticos nas rotas em negociação e da sua mercadoria em especial.

Daniel Mello, executivo de vendas da Allog, explica que, para um retorno rápido e eficiente de cotações de frete, basta enviar uma mensagem ao representante comercial do agente de cargas com as informações básicas para a avaliação dos valores.

Para que a cotação saia precisa, no entanto, algumas informações são cruciais:

– Modal de transporte
– Origem
– Destino
– Peso
– Dimensões
– Incoterm
– Valor da mercadoria para o seguro internacional (opcional)
– Data estimada da prontidão da mercadoria (para trabalhar com a validade correta na oferta comercial)

Nos casos dos DAP, DDP, FCA com coleta e EXW, é fundamental informar o endereço de coleta (com zip code). No DDP, é necessária a informação da NCM, o valor da mercadoria e se a carga é FCL ou LCL. Sendo LCL, é importante fornecer as medidas dos pallets ou caixas e peso. No FCL, se já estiver definido o tamanho da unidade, só o peso já é suficiente.

Um frete mais econômico pode refletir em um tempo de viagem mais longo, com escala (aéreo) ou transbordo (marítimo). Ou seja, rotas mais concorridas impactam no valor do frete. Também é preciso informar o tempo de prontidão da mercadoria e a data desejada de embarque e chegada no destino. Além, é claro, do trajeto da carga.

cotação de frete

Mais artigos

soul skills
Geral

Soul skills: o que são e como ativá-las no ambiente corporativo?

Você já ouviu falar de soul skills? Quais as habilidades essenciais definem a marca pessoal de um profissional? De que forma as corporações têm transformado a gestão de pessoas na última década? E como um modelo de liderança atento gera um olhar mais humanizado sobre a equipe? O tema foi foco da palestra “Líder com

Notícias do Mercado

Pela 1ª vez, China compra um quarto de todas as exportações brasileiras

A China nunca teve tanta importância para o comércio exterior brasileiro. Nos primeiros seis meses deste ano, 25% de tudo o que o Brasil exportou teve como destino o país asiático. Esse percentual é recorde e é mais uma marca da ascensão da segunda maior economia mundial no Brasil. No primeiro semestre de 2007, a

Rolar para cima
Previous slide
Next slide