Contêiner vira biblioteca infantil no CEI Ermelinda Potter Custódio, em Itajaí

Compartilhe esse artigo

A caixa metálica que rodou o mundo de navio para o transporte de cargas agora é espaço para a literatura e a imaginação. Uma biblioteca contêiner estruturada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, acaba de ser inaugurada no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC). A unidade foi entregue com um acervo de 1.768 títulos, entre livros infantis, de literatura e de pesquisa, arrecadados com a ajuda dos colaboradores da Allog e junto à comunidade escolar.

Totalmente adaptado, o contêiner foi pintado com uma tinta especial – o que confere mais durabilidade – e ganhou portas e janelas em vidro temperado. No interior, foi instalado sistema elétrico, sistema de monitoramento e ar condicionado doado pela Elgin. Os móveis foram feitos sob medida com doação da Bontempo, de acordo com o projeto arquitetônico assinado pela SoHo Arquitetura e com as necessidades de uma biblioteca. A entrega do contêiner teve o apoio do Tecadi, no transporte; e da Transpi, na logística da movimentação com guindaste. O projeto contou ainda com a parceria da LR Instalações Elétricas, Engeprime Sistemas de Climatização e ViaHouse Persianas.

biblioteca

Viviane Cardoso, coordenadora administrativa da Allog que esteve à frente do projeto de estruturação da biblioteca contêiner, conta que o propósito é estimular o gosto pela leitura entre as crianças e suas famílias, disponibilizando livros diversos. “Não podemos deixar os pequenos sem o hábito da leitura pela falta de acesso aos livros. Acreditamos que a educação é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade íntegra e desenvolvida”, cita Viviane.

O Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio atende cerca de 100 crianças entre zero e cinco anos de idade. A diretora da escola, Alessandra Justi Soares, explica que a ideia é abrir a biblioteca contêiner para a comunidade, por meio de visitas agendadas de estudantes de outras unidades de ensino do bairro, além de contação de histórias. “Até o ano passado tínhamos apenas dois caixotes de madeira com livros infantis na sala dos professores, o que não facilitava o acesso das crianças à leitura. Esta biblioteca contêiner é um grande sonho realizado”, cita Alessandra.

A Allog incentiva a leitura infantil por meio de diferentes ações ao longo do ano. Em 2019, distribuiu para filhos de clientes e também em escolas públicas de Itajaí o gibi Turminha da Allog – Do Outro Lado do Mundo, que apresentava a logística internacional para o público infantil. Em outubro deste ano, lançou a segunda edição do gibi especial com “As Aventuras do Alloguito – Todos Contra o Vírus”, para ler e colorir. “Nosso objetivo é criar melhorias sustentáveis na qualidade de vida das pessoas, atuando principalmente nas cidades onde estamos presentes e buscando agregar algo a mais na vida da comunidade”, completa Luciana Adamis, gerente de responsabilidade social da Allog.

biblioteca

Mais artigos

Notícias do Mercado

Como a Declaração Única de Exportação (DU-E) pode beneficiar as empresas exportadoras

No dia 23 de março, o Diário Oficial da União (DOU) publicou os atos normativos da RFB (Receita Federal do Brasil) e da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) instituindo e disciplinando o despacho aduaneiro de exportação processado por meio de Declaração Única de Exportação (DU-E). São eles: a Instrução Normativa RFB nº 1.702, Portaria Conjunta RFB/SECEX nº

Blog

Dia da Consciência Negra: Allog lança campanha para valorizar inclusão

A inclusão de negros e afrodescendentes no mercado de trabalho está na pauta de debates do Dia da Consciência Negra na Allog, empresa de logística internacional. Sem fazer distinção pela cor da pele de seus funcionários, as empresas têm buscado desenvolver iniciativas em gestão de pessoas para fomentar a equidade de etnias. No que tange

Rolar para cima