Junho vermelho – Mês da doação de Sangue

Compartilhe esse artigo

JUNHO VERMELHO – LEI Nº16.694

“Mês do amor. Mês da doação de sangue”. Este é o tema do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) referente ao mês dedicado às campanhas que incentivam a doação de sangue. O Junho Vermelho foi instituído pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Lei nº16.694.

A lei visa dedicar um mês inteiro às campanhas que apoiam e reforçam a importância da doação de sangue. Além disso, em 14/06 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O que é o sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutriente a todos os órgãos. Existem especialidades que estudam o sangue. A Hemoterapia é a ciência que estuda o tratamento de doenças utilizando o sangue.

Onde é produzido o sangue?

Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Quais são os componentes do sangue?

Ele é composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitos, plaquetas e fatores de coagulação.

Quais são os tipos de sangue?

O sangue é classificado em grupos de acordo com a presença ou ausência de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos sanguíneos mais importantes são ABO e Rh (positivo ou negativo). A incidência destes grupos varia de acordo com etnia, porque trata-se de um fator hereditário. Percentualmente, sua ocorrência na população catarinense é de aproximadamente:

Doador!

Neste mês de junho compareça em uma das nove unidades do HEMOSC, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Joaçaba, Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul e Joinville, e nos ajude a salvar vidas. E lembre-se: juntos, salvamos vidas!

Acesse nosso BLOG   e acompanhe todos os dias notícias e conteúdos relacionados ao comércio exterior e também fique por dentro de tudo o que a Allog International Transport faz diante da responsabilidade social.

 FONTE HEMOSC

 

junho vermelho

 

Mais artigos

Geral

Exportação de óleo de amendoim: guerra gera reflexos no mercado

A guerra no Leste Europeu já está refletindo na exportação do óleo de amendoim no Brasil. Nos primeiros meses do ano, os preços do óleo bruto de amendoim aumentaram em torno de US$ 100 a US$ 200 por tonelada. O apetite da China aumentou, ao mesmo tempo que se prevê a redução de áreas dedicadas

Incoterm DDP
Blog

Incoterm DDP – Entenda as responsabilidades

No incoterm DDP o vendedor entrega a mercadoria ao comprador, desembaraçada para importação no local de destino designado. É o INCOTERM que estabelece o maior grau de compromisso para o vendedor, na medida em que assume todos os riscos e custos relativos ao transporte e entrega da mercadoria no local de destino designado. Não deve

Rolar para cima
Previous slide
Next slide