Árbitros brasileiros vão ao Mundial de Futebol desde 1930

Compartilhe esse artigo

A FIFA oficializou o árbitro Sandro Meira Ricci e os assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse como representantes brasileiros da arbitragem na Copa de 2018. No total, foram selecionados 36 profissionais de diferentes países. A confederação europeia (UEFA) tem a maior quantidade de árbitros destacados: um total de 10. Da Oceania (OFC) serão dois. E Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e África (CAF) têm seis cada.

Os preparativos para escolha começaram em setembro de 2014, não apenas para as 32 equipes participantes, mas também para o grupo inicial de 53 trios de árbitros de todo o mundo. A seleção da lista final de membros foi baseada na personalidade e nas qualidades de cada profissional, no nível de conhecimento do futebol e na capacidade de ler as partidas e entender as diferentes táticas utilizadas pelas equipes.

Nos últimos três anos, os árbitros e árbitros assistentes participaram de seminários preparatórios focados no espírito esportivo, na proteção dos jogadores, na imagem do futebol, na manutenção da consistência e uniformidade, nas formas de leitura do jogo e de uma perspectiva técnica e tática, além da análise das diferentes mentalidades dos jogadores e das seleções.

O primeiro árbitro brasileiro a participar de um Mundial foi Gilberto de Almeida Rego, em 1930. Confira a lista dos te todos os árbitros brasileiros que já participaram da competição. Arnaldo César Coelho, em 1982, e Romualdo Arppi Filho, em 1986, foram os únicos a apitarem uma final de Copa do Mundo.

Árbitros brasileiros

Árbitros brasileiros na Copa

1930 – Gilberto de Almeida Rego

1950 – Alberto da Gama Malcher, Mário Gardelli, Mário Vianna

1954 – Mário Vianna

1962 – João Etzel

1966 – Armando Marques

1970 – Aírton Vieira de Moraes

1974 – Armando Marques

1978 – Arnaldo César Coelho

1982 – Arnaldo César Coelho

1986 – Romualdo Arppi Filho

1990 – José Roberto Wright

1994 – Renato Marsiglia

1998 – Márcio Rezende de Freitas

2002 – Carlos Eugênio Símon

2006 – Carlos Eugênio Simon

2010 – Carlos Eugênio Simon

2014 – Sandro Meira Ricci

2018 – Sandro Meira Ricci

>> Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX 

Árbitros brasileiros

Mais artigos

Blog

Por que colecionadores de vinho adoram Biondi-Santi Brunello?

Mais tradicional e aristocrático vinho tinto da região de Montalcino, na Toscana, o Biondi Santi Brunello di Montalcino é uma das maiores propriedades históricas da Itália. A vinícola foi originalmente fundada pelo graduado em química Clemente Santi – conhecido em 1869 pelas duas medalhas de prata conquistadas por seu “vino rosso scelto (Brunello) de 1865”

Blog

Embarque de vinhos: a manta térmica e as medidas de contêiner

Para programar o embarque de vinhos, é sempre importante analisar se a quantidade de garrafas do pedido correspondem aos limites dos contêineres de 20’dry & 40’dry. Cada embarque tem suas particularidades e deve ser analisado por um profissional especializado. Este buscará a melhor solução logística para o transporte da bebida. Para lhe auxiliar, pontuamos abaixo

Rolar para cima