Árbitros brasileiros vão ao Mundial de Futebol desde 1930

Compartilhe esse artigo

A FIFA oficializou o árbitro Sandro Meira Ricci e os assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse como representantes brasileiros da arbitragem na Copa de 2018. No total, foram selecionados 36 profissionais de diferentes países. A confederação europeia (UEFA) tem a maior quantidade de árbitros destacados: um total de 10. Da Oceania (OFC) serão dois. E Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e África (CAF) têm seis cada.

Os preparativos para escolha começaram em setembro de 2014, não apenas para as 32 equipes participantes, mas também para o grupo inicial de 53 trios de árbitros de todo o mundo. A seleção da lista final de membros foi baseada na personalidade e nas qualidades de cada profissional, no nível de conhecimento do futebol e na capacidade de ler as partidas e entender as diferentes táticas utilizadas pelas equipes.

Nos últimos três anos, os árbitros e árbitros assistentes participaram de seminários preparatórios focados no espírito esportivo, na proteção dos jogadores, na imagem do futebol, na manutenção da consistência e uniformidade, nas formas de leitura do jogo e de uma perspectiva técnica e tática, além da análise das diferentes mentalidades dos jogadores e das seleções.

O primeiro árbitro brasileiro a participar de um Mundial foi Gilberto de Almeida Rego, em 1930. Confira a lista dos te todos os árbitros brasileiros que já participaram da competição. Arnaldo César Coelho, em 1982, e Romualdo Arppi Filho, em 1986, foram os únicos a apitarem uma final de Copa do Mundo.

Árbitros brasileiros

Árbitros brasileiros na Copa

1930 – Gilberto de Almeida Rego

1950 – Alberto da Gama Malcher, Mário Gardelli, Mário Vianna

1954 – Mário Vianna

1962 – João Etzel

1966 – Armando Marques

1970 – Aírton Vieira de Moraes

1974 – Armando Marques

1978 – Arnaldo César Coelho

1982 – Arnaldo César Coelho

1986 – Romualdo Arppi Filho

1990 – José Roberto Wright

1994 – Renato Marsiglia

1998 – Márcio Rezende de Freitas

2002 – Carlos Eugênio Símon

2006 – Carlos Eugênio Simon

2010 – Carlos Eugênio Simon

2014 – Sandro Meira Ricci

2018 – Sandro Meira Ricci

>> Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX 

Árbitros brasileiros

Mais artigos

Blog

MDIC lança novo serviço eletrônico relacionado ao regime de drawback

A partir do dia 15 de maio, solicitações de alteração de titularidade de atos concessórios de drawback serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal Único. Brasília (14 de maio) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) disponibiliza, a partir de amanhã (15 de maio),

agente_de_carga_01
Geral

Agente de carga: como garantir a logística internacional eficiente

Em um mundo cada vez mais imprevisível, o papel do agente de carga tornou-se essencial para manter o comércio internacional. Os desafios da geopolítica mundial tem exigido muito mais do que conhecimento em comércio exterior na hora de embarcar uma carga rumo a outro continente. O cenário global, marcado por eventos imprevisíveis como a pandemia

Rolar para cima