Árbitros brasileiros vão ao Mundial de Futebol desde 1930

Compartilhe esse artigo

A FIFA oficializou o árbitro Sandro Meira Ricci e os assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse como representantes brasileiros da arbitragem na Copa de 2018. No total, foram selecionados 36 profissionais de diferentes países. A confederação europeia (UEFA) tem a maior quantidade de árbitros destacados: um total de 10. Da Oceania (OFC) serão dois. E Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e África (CAF) têm seis cada.

Os preparativos para escolha começaram em setembro de 2014, não apenas para as 32 equipes participantes, mas também para o grupo inicial de 53 trios de árbitros de todo o mundo. A seleção da lista final de membros foi baseada na personalidade e nas qualidades de cada profissional, no nível de conhecimento do futebol e na capacidade de ler as partidas e entender as diferentes táticas utilizadas pelas equipes.

Nos últimos três anos, os árbitros e árbitros assistentes participaram de seminários preparatórios focados no espírito esportivo, na proteção dos jogadores, na imagem do futebol, na manutenção da consistência e uniformidade, nas formas de leitura do jogo e de uma perspectiva técnica e tática, além da análise das diferentes mentalidades dos jogadores e das seleções.

O primeiro árbitro brasileiro a participar de um Mundial foi Gilberto de Almeida Rego, em 1930. Confira a lista dos te todos os árbitros brasileiros que já participaram da competição. Arnaldo César Coelho, em 1982, e Romualdo Arppi Filho, em 1986, foram os únicos a apitarem uma final de Copa do Mundo.

Árbitros brasileiros

Árbitros brasileiros na Copa

1930 – Gilberto de Almeida Rego

1950 – Alberto da Gama Malcher, Mário Gardelli, Mário Vianna

1954 – Mário Vianna

1962 – João Etzel

1966 – Armando Marques

1970 – Aírton Vieira de Moraes

1974 – Armando Marques

1978 – Arnaldo César Coelho

1982 – Arnaldo César Coelho

1986 – Romualdo Arppi Filho

1990 – José Roberto Wright

1994 – Renato Marsiglia

1998 – Márcio Rezende de Freitas

2002 – Carlos Eugênio Símon

2006 – Carlos Eugênio Simon

2010 – Carlos Eugênio Simon

2014 – Sandro Meira Ricci

2018 – Sandro Meira Ricci

>> Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX 

Árbitros brasileiros

Mais artigos

Dora Silva
Geral

Dora Silva: uma história de empreendedorismo no Comex

As oportunidades e surpresas que surgiram em meu caminho profissional acabaram me levando a um universo que, inicialmente, eu nunca tinha prestado atenção: o Comércio Exterior. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão Empresarial, sou Dora Silva, sócia fundadora e diretora da Comex Service. Antes de fundar meu próprio negócio, no entanto, o caminho foi

Blog

5 passos para iniciar a exportação para os Estados Unidos

Vender seus produtos e iniciar a exportação para os Estados Unidos pode representar uma grande oportunidade de crescimento do negócio. Em 2018, o país foi o segundo maior importador mundial depois da União Europeia, comprando um total de US$ 2,7 trilhões em bens e serviços. Fazer negócios com compradores nos Estados Unidos, no entanto, pode

Rolar para cima
Previous slide
Next slide