Cubagem aérea na logística internacional: como ela funciona?

Compartilhe esse artigo

Assim como o transporte marítimo tem suas próprias regras para definir valores e limites de carga, quem exporta ou importa mercadorias de avião precisa se adequar a um modelo específico: a cubagem aérea.

A cubagem aérea nada mais é do que a fórmula que as companhias utilizam para fazer a cobrança básica do frete aéreo, considerando três informações básicas: quantidade de volumes, dimensões (comprimento, largura e altura) e peso bruto.

A principal função da cubagem é a verificação do peso, em relação ao volume, que a mercadoria a ser transportada ocupará na área de carga do avião. Normalmente, itens grandes com um peso leve ocupam mais espaço em uma aeronave do que itens pequenos e pesados.

COBRANÇA MAIS JUSTA

As dimensões da carga são usadas para calcular o peso cúbico (volumétrico) e comparadas ao peso real da remessa. Vanessa Carolina da Silva, analista de produto Aéreo da Allog, explica que o cálculo é utilizado como base para a cobrança de frete. Considera sempre o volume versus peso.

“Com base na cubagem aérea, a cobrança do frete ocorre de maneira mais justa para todos os usuários do transporte aéreo. Inclusive para o transportador”, explica Vanessa.

<<< CONFIRA TAMBÉMTransporte aéreo: por que contratar um agente de cargas?

Se uma carga leve de grandes dimensões tiver o frete calculado somente pelo peso bruto, outros usuários poderão ser prejudicados. No modelo da cubagem aérea, o exportador ou importador terá que pagar o valor referente ao espaço utilizado pela carga na aeronave, mesmo carregando uma pequena e pesada.

E QUANDO A CARGA ULTRAPASSA A MEDIDA PADRÃO?

Quando a carga ultrapassa a medida padrão da aeronave, o valor do frete pode ser cobrado por um peso taxado pela própria companhia, indiferentemente do resultado do cálculo da cubagem. Isso porque a mercadoria pode ocupar mais de uma posição dentro da área de carga do avião. Quando isso ocorre, pode ser feito uma amarração em outra posição. Isso é para não comprometer a estabilidade das mercadorias durante o transporte.

Assim, a companhia aérea precisa sobretaxar o peso da mercadoria para que o espaço extra utilizado seja pago de alguma maneira.

ENTENDA A FÓRMULA DE CÁLCULO DA CUBAGEM AÉREA

Regulamentada pela International Air Transpot Association (IATA), a fórmula da cubagem aérea define que 1m³ não deve ter mais de 166,667kgs. Ou que cada 1000 gramas devem se ter, no máximo, 6000 cm³.

O cálculo considera o espaço da aeronave, operação de carga e descarga e toda a logística do frete aéreo. Considerando essa informação, podemos calcular a cubagem aérea de uma carga da seguinte maneira:

Informações necessárias:

– Quantidade de volumes
– Dimensões (comprimento, largura e altura)
– Peso bruto

1º cálculo: Comprimento x Largura x Altura = ____ x número de volumes = ____ cbm total
2º cálculo: CBM total em metros  x 166,667kgs = ___ peso cubado ou CBM total em cm/ 6000 = ____ peso cubado
3º cálculo: Comparação de peso cubado x peso bruto= ____ o maior valor será utilizado para cobrança do frete internacional aéreo

cubagem aérea

EXEMPLO PRÁTICO DE CÁLCULO DE CUBAGEM AÉREA:

3 caixas medindo 0,30 x 0,50 x 0,50m cada (CxLxA) e pesando 10 kgs cada

CBM total: 0,30 x 0,50 x 0,50m = 0,075m³ x 3 caixas = 0,225m³

Peso bruto total: 10kgs x 3 caixas = 30kgs

Peso cubado: 0,225m³ x 166,667kgs = 37,50kgs ou 225.000,00cm³ / 6000 = 37,50kgs

Peso taxado: 37,50kgs (o maior entre peso bruto e peso cubado)

Quer entender mais sobre o modelo de cubagem aérea ou cotar frete aéreo para a sua empresa?

cubagem aérea

Mais artigos

Medidas de Container
Blog

Medidas de contêiner: saiba quais são e como usar!

Já ficou em dúvida sobre qual contêiner usar para exportar ou importar sua mercadoria? Pensando nisso, montamos um material para você com as medidas de contêiner, capacidade de carga, tipo de mercadoria, cubagem e curiosidades. Confira abaixo as medidas de contêiner existentes: Contêiner 20 Pés   Disponível para qualquer carga seca. Exemplo: bolsas, pallets, caixas, tambores,

Seguro de cargas - risco a mercadoria
Geral

Riscos à carga internacional: a importância do seguro

Já parou para pensar que os riscos à carga internacional são diários e inúmeros em diferentes pontos do mundo?  Incidentes como a recente perda e colapso de contêineres do M/V CMA CGM Belém próximo à costa da África do Sul; a colisão do navio Dali com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), em

Rolar para cima