Você sabe porque a excelência no atendimento na logística internacional é tão importante?
O cliente manda um email apressado ao agente de cargas, solicitando uma informação importante para a definição do próximo lote de produtos que será enviado aos Estados Unidos. A resposta não vem. Três horas depois, envia uma mensagem via whatsapp, reforçando o pedido e avisando sobre a urgência dos dados para que consiga tomar decisões ligadas à dimensão do volume a ser embarcado. O retorno vem 24 horas depois e representa um dia a mais no processo logístico de envio ao exterior.
Todos sabem que, para se diferenciar em um mercado altamente competitivo, é fundamental agilidade, exatidão e transparência no atendimento ao cliente, certo? Em um setor tão específico quanto a logística internacional, estes três itens são regras básicas no relacionamento com as empresas.
Tamara Novais, coordenadora de Operações de Importação Marítima da Allog, explica que a construção de um relacionamento de confiança passa pela proximidade com o cliente. Isso implica em manter o contato, cultivar a clareza na comunicação, entender as necessidades e prestar um atendimento de excelência.
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Segundo ela, a excelência no atendimento na logística internacional deve considerar o perfil da empresa para aplicação da abordagem correta. Também deve focar em obter conhecimento das preferências deste cliente e na resolução rápida e eficiente de problemas. “É comprovado cientificamente que, como seres humanos, lembramos mais facilmente das experiências negativas do que das positivas. Ao longo da jornada do atendimento, devemos evitar as rupturas no processo. Caso elas existam, precisam ser sanadas com agilidade e maestria, fazendo com que o cliente se lembre da forma exemplar com que o problema foi resolvido”, diz.
Inteligência de mercado
Mais do que nunca, a expectativa do cliente é de uma entrega precisa e dentro do prazo. Conforme Tamara Novais, no cenário atual, onde as empresas precisam focar no seu core business, ter parceiros logísticos com inteligência de mercado traz a possibilidade de otimizar processos. “Manter o cliente plenamente informado em cada uma das etapas logísticas da carga é essencial para a construção de um relacionamento de confiança e transparência”, acrescenta.
Agilidade do prestador de serviço
A agilidade do prestador de serviço representa um diferencial importantíssimo. Muitas vezes, para executar alguma tomada de decisão, o cliente recorre aos seus parceiros para suporte. A rapidez no retorno demonstra que a empresa prestadora se preocupa com as necessidades deste cliente e com o nível de atendimento prestado.
O desafio atual das empresas especializadas em atendimento na logística internacional é trazer informação relevante e no momento certo. Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas na alocação e no planejamento de seus processos.
Transparência e honestidade
Quando se fala em comunicação e atendimento de excelência, os valores da empresa prestadora de serviço exercem um papel fundamental na construção de um relacionamento saudável e duradouro. Assumir uma postura pautada na transparência e na honestidade auxilia no desenvolvimento de uma parceria ganha-ganha. Também elimina todo e qualquer tipo de receio que o cliente possa ter em relação à logística internacional. Isso fortalece a relação e amplia o sentimento de confiança e lealdade.
Atendimento ao cliente Allog
Uma das missões da Allog é superar as expectativas dos clientes e a forma com que atende e cultiva os relacionamentos. “Em nossos valores, também pregamos o compromisso com o mercado, além da ética, da honestidade e da iniciativa”, explica Tamara.
Além de incentivar os colaboradores a exercerem a cultura Allog, a empresa reforça a mensagem por meio de treinamentos direcionados às necessidades do mercado. A equipe ainda aprimora diferentes habilidades de atendimento de forma permanente com as atividades de desenvolvimento individual.
“Todas estas ações voltadas para o atendimento de excelência contribuem para a construção de um relacionamento mais saudável, honesto e duradouro com os nossos clientes”, finaliza.