Mês da Criança – Carta do Autor

Compartilhe esse artigo

A gente nasce envolto às palavras e tudo vira história quando a gente tira da memória uma lembrança. É o pai e a mãe brincando de soletrar pra gente repetir o nome deles, é o nome do Bob, do Rex, do Pimpão, que foram os meus primeiros cachorros. As palavras fazem a gente ser como somos: elas nos dão ordem, nos orientam, nos direcionam, nos derrubam, nos apontam e mostram, nos aconselham, nos representam, nos dão identidade. Algumas são inesquecíveis como escola, professora, livro, beijo, briga, felicidade, parabéns, brinquedo, amor, vovó, medo, fantasia, liberdade. As palavras estiveram comigo desde o primeiro olhar, quando eu ainda não reconhecia. As palavras é que dão o sentido do mundo. Sem palavras o mundo não conseguiria dar sentido nem ao silêncio.

Mês da Criança

Cresci num ambiente rico em fantasia, pobre em grana, mas cheio de uma primazia de palavras: meu pai e minha mãe me permitiram sempre, sempre, imaginar. Muito pobres, os poucos livros eram usados para eu brincar de reinventar as coisas, e por isso, Chapeuzinho Vermelho já foi pra mim uma alienígena, o Boi de Mamão era uma fruta que metia medo, o Lobo Mau era um velhinho que dizia que me colocaria num saco e levaria pelo mundo, o Capitão Caverna era um bicho peludo que podia esconder muitas coisas, mas quem sabe, também poderia desesconder. Cresci assim: brincando de trocar as coisas de lugar, sem medo de que, com o passar do tempo, eu perdesse a poesia de ser criança e de ser livre: esse guri, gosto de acordá-lo sempre para brincar com os adultos que tem vergonha de acordar os guris e gurias dentro deles.

Passada as dificuldades – perdi meus pais quando eu era adolescente – aprendi que poderia viver de palavras: escrevendo, compondo, falando, declamando, cantando, contanto historias, promovendo a poesia: A poesia de viver e se sentir o mais rico dos homens tendo dois tostões como dinheiro. Encarada a vida com magia, virei escritor, professor de literatura, contador de histórias, palestrante, pesquisador de literatura, estudante atrás de melhores maneiras para ressignificar homens e coisas, até entender que o mundo só se transforma pela literatura, pela educação, pela fé e pela determinação, e que pra fazer isso tudo girar, é necessário uma dose generosa de afeto. E é assim, com afeto, que conto um pouquinho de mim, e entrego pra você, algumas respostas neste livro que um menino muito curioso recebeu da vida para lhe ensinar a compartilhar sua poesia.

Com carinho,

Marinaldo Silva.

Baixe seu livro digital!

Mês da Criança

 

 

Mais artigos

Blog

7 curiosidades sobre a Copa do Mundo que você não sabia ou tinha esquecido

Realizado desde 1930, o torneio mundial vencido cinco vezes pelo Brasil é cercado de mitos e curiosidades. Apesar da liderança verde e amarela na Copa do Mundo de Futebol e do fato do país ser o único a participar de todas os campeonatos até hoje, a presença do Brasil nem sempre foi tão positiva. Nas

Blog

Exportação de madeira: empresa cresce 42%

A exportação de madeira intermediada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, cresceu 42% em volume de contêineres no intervalo de janeiro a junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. América do Norte, Europa e Ásia lideram a lista de continentes com maior presença de produtos florestais brasileiros movimentados pela empresa.

Rolar para cima