Canal do Panamá: importância para o comércio global

Compartilhe esse artigo

Você conhece a história e a importância do Canal do Panamá para o comércio marítimo internacional? As rotas de comércio desempenharam um papel importante ao longo da história, permitindo que os países comercializassem desde especiarias até automóveis e produtos eletrônicos. Hoje, mais de 90% de todos os produtos fabricados e vendidos globalmente são transportados por navios. Eles tornam os oceanos, mares e rios do mundo uma parte integrante da cadeia de abastecimento de muitas empresas.

O Canal do Panamá, na América Central, é parte importantíssima destas rotas mercantes. Inaugurado em agosto de 1914, conecta o Oceano Atlântico (através do Mar do Caribe) ao Oceano Pacífico e atende mais de 140 rotas comerciais do mundo. Interliga cerca de 80 países e ajuda a movimentar, aproximadamente, US$ 270 bilhões em cargas por ano. O trecho de 48 milhas (um total de 77 quilômetros) de via navegável permite que os navios evitem a longa rota do Cabo Horn em torno da ponta mais meridional da América do Sul, onde ventos fortes, correntes e icebergs fazem dessas águas uma das mais difíceis do mundo.

Para atravessá-lo, um navio leva de 6 a 8 horas. Pelo Canal do Panamá passam, por ano, 15 mil navios, o que corresponde a aproximadamente 4% do comércio mundial. As principais rotas que utilizam a estrutura são as associadas à Costa Leste dos Estados Unidos, principalmente com destino à Costa Oeste da América do Sul. Há também fluxo de cargas com origem europeia para a Costa Oeste dos Estados Unidos e do Canadá.

Canal do Panamá

Rotas mais rápidas

Como o transporte de cargas pelo mar pode levar várias semanas, o Canal do Panamá reduz tempo e custos nas operações marítimas. “A redução do tempo de viagem para se cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico de navio permitiu que diferentes regiões se tornassem mais integradas economicamente. As rotas da Ásia e Europa possuem hoje uma opção mais rápida e barata para se conectarem às Américas, independentemente de onde estejam”, acrescenta Daniel Mello, executivo de vendas da Allog.

Graças ao Canal do Panamá e à eficiente operação que nele ocorre, o tempo de trânsito de uma carga entre o complexo de Itajaí, em Santa Catarina, para Los Angeles (EUA), por exemplo, é de aproximadamente 30 dias. “Sem o canal, o tempo médio desta viagem seria de 60 dias”, observa o profissional. Além das cargas ligadas aos Estados Unidos, ganham destaque os volumes com origem e destino na China, Chile, Japão, Peru, Coreia do Sul, Colômbia, México e Equador.

Confira também: OS 10 PAÍSES QUE MAIS IMPORTAM DO BRASIL 

A participação dos países da Costa Leste da América do Sul, como Brasil, Argentina e Uruguai é pequena se comparado aos demais países. Somados, os embarques e desembarques desses países correspondem a apenas 7% do volume movimentado pelo canal em 2018. Países da Costa Oeste da América do Sul, a exemplo do Chile, Peru e Equador, são os que mais utilizam o canal.

A navegação no Canal do Panamá também é considerada mais segura que os demais canais como Suez (Egito) e o Kiel (Alemanha). Registrando um incidente a cada 4 mil embarcações que por ali transitam.

Expansão para navios maiores

Inaugurada em junho de 2016, a expansão do Canal do Panamá criou uma faixa de tráfego por meio da construção de um novo conjunto de eclusas, dobrando a capacidade da hidrovia. A obra possibilitou a passagem de navios que podem transportar entre 13 mil e 14 mil TEUs, quase três vezes o tamanho do 5 mil TEUs que as eclusas originais podiam suportar.

O projeto de expansão consumiu aço suficiente para construir 22 torres Eiffel, custou US$ 5,2 bilhões e levou nove anos para ser concluído. Os dois conjuntos de eclusas – uma para cada lado do Atlântico e do Pacífico – e canais de navegação maiores e mais profundos aceleraram a entrega de mercadorias, deixando mais dinâmica a economia global.

Para poder utilizar o canal é necessário pagar uma taxa de utilização (pedágio) às autoridades panamenhas que controlam o fluxo de navios. A receita média anual é de US$ 2 bilhões ao ano. O valor do pedágio é calculado com base no valor da carga transportada.  O custo médio da passagem de um navio fica em torno de US$ 143 mil (podendo chegar a US$ 250 mil, dependendo do tamanho da embarcação), ou, ainda, um custo médio de US$ 8,73 por tonelada de carga movimentada.

Quer saber um pouco mais sobre as diferentes rotas marítimas para exportação ou importação?

Canal do Panamá

Mais artigos

Notícias do Mercado

Projeto em estudo em Itajaí e Navegantes pode ajudar a aumentar a competitividade dos portos brasileiros

O governo quer reduzir custos e aumentar a competitividade dos portos brasileiros através do Projeto “Análise de intervalos de tempos de trâmites processuais e de movimentação de cargas na exportação e na importação pelo modal marítimo”, em execução dos portos de Itajaí e Navegantes (SC). O projeto é uma iniciativa da Aliança Procomex, em parceira

Blog

HEMOSC – Onde doar sangue?

BLUMENAU – Hemocentro Regional (47) 3222.9800 Rua Theodoro Holtrup, 40 – Vila Nova – 89.035-300 Estacionamento nos fundos, com acesso pela Rua Joinville Segunda a Sexta: 07h15 às 18h30 Todos os Sábados: 08h15 às 11h Importante: * Doação de Sangue: todos os dias o atendimento é por ordem de chegada. * Cadastros de Medula Óssea: nos sábados

Rolar para cima