Uma operação de carga projeto realizada pela Allog movimentou cerca de 250 toneladas de peças e maquinários no Porto de Rio Grande (RS) em um único navio. A carga será utilizada para a montagem de uma fábrica de bebidas e tem como destino o México, na América do Norte. A operação de carga projeto, que incluiu a utilização de um navio Roll On Roll Off (Ro-Ro), teve duração de aproximadamente 6 horas.
O embarque das peças em um navio Ro-Ro foi uma alternativa apresentada ao exportador para driblar a falta de espaço nos navios full contêiner e a escassez de contêineres, o que gera um acúmulo de diversos tipos de produtos em portos de todo o mundo. Se fosse usar um navio contêiner, a previsão é de que a carga só embarcasse em outubro. “Fizemos todo o planejamento prévio do transporte marítimo. Desenhamos e simulamos a operação para que não houvesse imprevistos”, pontua Carlos Souza, gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog.
LOGÍSTICA ESPECIAL
Os navios do tipo Ro-Ro são normalmente utilizados para transportar veículos ou tudo que tem rodas. Porém, eles também são utilizados para movimentar cargas estáticas, com auxílio de equipamentos como os “Mafi Trailers”, espécies de plataformas com rodinhas que auxiliam na operação.
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“Existe uma grande oferta de soluções logísticas de movimentação de cargas, mesmo aqui no Brasil. Infelizmente, por falta de conhecimento, tanto os exportadores e importadores quanto os próprios provedores logísticos acabam saturando somente uma opção, a logística convencional em navios de contêineres”, lembra Carlos. Para ele, esse é um dos motivos desse tipo de serviço enfrentar dificuldades de espaço no mundo todo na atualidade. A divisão de Carga Projeto da Allog tem o objetivo de ampliar essa visão logística, buscando alternativas que possam atender as necessidades do mercado.
CARGA PROJETO
A operação de carga projeto exige estudos específicos de logística em todas as etapas da viagem. O objetivo é identificar as melhores conexões necessárias para a carga chegar em segurança. Além disso, é preciso assegurar a aprovação de todas as licenças e cumprimento das regulamentações determinadas pelas autoridades locais.
A viabilidade do transporte deve ser desenvolvida por equipes profissionais capacitadas. Também é fundamental ter conhecimento prévio de todos os serviços prestados pelos diferentes tipos de armadores, o que inclui navios de contêiner, armador Ro-Ro, armador breakbulk, além da busca pela melhor operação terrestre.
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