Suíça e Brasil: o que eles têm em comum?

Compartilhe esse artigo

O que a Suíça tem a ver com o Brasil? No ano que vem, tudo! A seleção do país europeu com um dos maiores PIB per capita do mundo será o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2018. O jogo será em Rostov, na Rússia. O zagueiro da seleção helvética, Léo Lacroix, que é filho de mãe brasileira, comemorou a possibilidade de enfrentar a equipe de Tite, apesar de reconhecer a dificuldade do confronto.

A Suíça é um dos mais tradicionais destinos para turistas em busca do ar acolhedor e, de certa forma, pitoresco que permeia todo o país. Com um povo simpático, atrai a cada ano mais visitantes interessados em sua gastronomia tradicional, cultura diversificada e paisagens naturais e urbanas variadas.

suiça

Localizada na Europa Central – onde faz fronteira Alemanha, França, Itália e Áustria – a Suíça tem nada menos que quatro idiomas oficias (alemão, francês, italiano e romanche), não faz parte da União Europeia e é considerado um dos países mais caros do mundo.

A base da economia é o trabalho altamente qualificado de uma mão de obra bem formada. Importantes ramos da economia são a microtecnologia, a biotecnologia, a indústria farmacêutica e o know-how no setor bancário e de seguros.

Com cerca de 8 milhões de habitantes, a estrutura da população da Suíça é marcada pela diversidade linguística, pelo aumento da idade média da população e pelo alto percentual de habitantes estrangeiros. Sim! Dos cerca de 8 milhões de habitantes, 22,7% não possuem a nacionalidade suíça. No país, a idade média da população está aumentando porque as pessoas vivem mais tempo e têm menos filhos.

Os suíços distinguem-se e caracterizam-se por sua honradez, grande sentido da poupança e cuidado com o meio ambiente. É um povo com um enorme respeito pelo próximo e um forte sentido de ajuda humanitária. O país é sede das Nações Unidas e onde nasceu o movimento da Cruz Vermelha.

Relação com o Comex

A empresa privada Mediterranean Shipping Company (MSC) foi fundada em 1970 por Gianluigi Aponte na cidade suíça de Genebra. O primeiro navio da empresa foi o Patricia com 1 750 GRT, seguido pelo Rafaela com 2 696 GRT, que passaram a operar uma linha de transporte marítimo entre o Mediterrâneo e na Somália.A MSC tem a sua sede em Genebra e escritórios espalhados por todo o mundo.

Famosa também por seus chocolates a Suíça ocupa o 10º lugar no ranking mundial entre os exportadores do produto. O valor de exportação é de US$ 822.4 milhões/ano, e a porcentagem das exportações totais é de 3.2%. As exportações deste produto da Suíça são muito altas, mas a razão para a posição é que o país consome a maioria do chocolate que produz.

>>> Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX 

suiça

Mais artigos

Notícias do Mercado

Exportações de barcos de lazer retomam desempenho

Os estaleiros brasileiros focados em embarcações de lazer que cresceram nos últimos anos recomeçaram a exportar. Na primeira quinzena de julho, duas embarcações de 30 pés fabricados em Santa Catarina serão oficialmente entregues em Port Everglades, nos Estados Unidos. O embarque faz parte de um lote de quatro embarcações, que serão movimentadas ao longo do

Blog

Logística do Vinho: ganhadora da campanha relata experiência em SC

Grande vencedora da campanha Logística do Vinho promovida pela Allog no primeiro semestre, a paulista Gabriela Mariana, da empresa Moinho Comercial e Exportação, teve um final de semana intenso em Santa Catarina. A assistente administrativo viajou para São Joaquim, na Serra Catarinense, para conhecer a Vinícola Pericó. Ela foi acompanhada do namorado Peterson Garcia, tudo

Rolar para cima
Previous slide
Next slide